Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

São Gonçalo agenda para castração de cães e gatos

Cadastramento será aberto em duas datas por mês

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de março de 2023 - 14:13
Ao todo, são realizados 84 agendamentos por semana
Ao todo, são realizados 84 agendamentos por semana -

Para otimizar as vagas de castração de cães e gatos no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (Cavem), no Mutuá, os pré-agendamentos através do aplicativo Colab (https://onelink.to/colabapp) serão abertos duas vezes ao mês a partir de abril. As primeiras 168 vagas serão abertas na próxima segunda-feira (3). E as 168 vagas restantes no próximo dia 17 de abril.  

A mudança se faz necessária devido ao grande número de faltas (média de 50%) – tanto nos agendamentos presenciais para a marcação da castração quanto no dia marcado para a cirurgia. Ao todo, são realizados 84 agendamentos por semana e que, nesta primeira etapa do mês, vão seguir até o dia 17 de abril. 

As datas disponíveis para o pré-agendamento – dia em que os tutores ou pessoas indicadas por ele através do aplicativo Colab levarão a documentação necessária até o Cavem para a marcação da cirurgia – são 10/04 e 17/04. Na próxima etapa, com o pré-agendamento aberto no dia 17 de abril, as datas para levar as documentações serão 24 de abril e 8 de maio. Deve-se chegar com 10 minutos de antecedência. Datas e horários retroativos não serão agendados ou remarcados.

Os gonçalenses precisam ter dois dias disponíveis para a castração. O primeiro dia é aquele agendado através do aplicativo e que serve para o tutor ou alguém indicado por ele no pré-agendamento do Colab levar a documentação ao Cavem. A segunda data, que é o dia da cirurgia, é marcada no dia da entrega dos documentos.

As duas datas têm faltas médias de 50% das pessoas, o que prejudica o trabalho da unidade e de outros gonçalenses que deixam de castrar seus animais. Se o tutor agendar pelo aplicativo, não tiver certeza que estará disponível e ainda não chegou a data de comparecer ao Cavem, ele pode cancelar no próprio aplicativo do Colab, dando oportunidade para que outra pessoa consiga realizar o agendamento.

Para a realização do cadastro é necessário ser morador de São Gonçalo, ter mais de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador tem direito a cadastrar um animal (cães e gatos, machos e fêmeas) por CPF por mês. Os animais devem ter de seis meses a sete anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5 quilos e o máximo é de  25 quilos. Não é realizada a cirurgia em animais braquicefálicos e das raças pinscher e yorkshire.   

Os protetores de animais poderão cadastrar dois animais por mês. Para isso, eles devem procurar a Vigilância Sanitária, que fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa), no Boa Vista, para preencher uma ficha de cadastro e, só depois, seguirem para o Cavem, às quarta-feiras, para a marcação das cirurgias. Os protetores não precisam fazer o pré-agendamento pelo Colab.

Os moradores que não têm acesso à internet ou dificuldade para baixar e usar o aplicativo podem procurar o Cavem às quartas para realizar a marcação na unidade. No local, só são realizadas 15 marcações. O Cavem funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica.

Como funciona o agendamento pré-castração no aplicativo?

Para realizar o agendamento, o gonçalense deve ter o aplicativo Colab  (https://onelink.to/colabapp) no seu celular. O aplicativo está disponível, gratuitamente, para os sistemas IOS e Android. Para baixar o Colab, basta ir até a App Store (sistema IOS) ou Play Store (sistema Android). Com o aplicativo baixado, o morador deve realizar um cadastro obrigatório, informando nome completo, e-mail, data de nascimento, cidade e CPF.  Feito isso, basta fazer o login com e-mail e senha. O agendamento é simples e intuitivo.

Importante: Para visualizar os serviços, é necessário estar com a cidade de São Gonçalo cadastrada em seu perfil e compartilhar a localização atual.

Passo 1: Localize e inicie o agendamento

- Na tela inicial, é possível ver uma área nomeada como “serviços”, onde você deve clicar no card com o nome de “Agendamento Pré-Castração”;

- Depois, você irá clicar em “Saiba Mais”, onde será direcionado para a “Carta de Serviços”;

- Para iniciar o agendamento, é só clicar em “Começar”.

Passo 2:  Leia as instruções

- Leia todas as informações e verifique se o seu animal pode ser castrado;

- Se sim, clique em “Estou ciente”;

- Para continuar, é só clicar em “Próximo”.

Passo 3: Identifique o tutor

- Informe os dados da pessoa que irá comparecer no dia do agendamento; 

- Ao escolher “Sou tutor (a)”, as informações serão trazidas do próprio cadastro, mas se clicar em “Desejo agendar para outra pessoa”, será necessário informar o nome, CPF e telefone de contato;

- Depois de preencher as informações, clique em “Próximo” para continuar”.

Passo 4:  Confirme o endereço

- Preencha o campo de endereço com nome e número de residência;

- Depois de preencher as informações, clique em “Próximo” para continuar”.

Passo 5: Informe os dados do seu pet

- Preencha as informações do seu animal, como: nome, idade, espécie, sexo, perfil do animal, se está prenha/no cio/amamentando, peso;

- Algumas perguntas apresentam condição necessária para o animal ser castrado;

- Caso alguma resposta esteja fora do necessário, um aviso aparecerá;

- Depois de preencher as informações, clique em “Próximo” para continuar”.

Passo 6: Agende dia e horário de sua preferência!

- Selecione apenas um dia a cada mês; 

- Escolha a data e o horário; 

- A seguir, é possível consultar o seu agendamento clicando em “Mais detalhes”;

- Se necessário, cancele o seu agendamento ou configure lembretes.

Passo 7: Ir ao Cavem

- Com o cadastro realizado, basta comparecer ao Cavem na data e horário  marcado com os documentos necessários para agendar o dia da cirurgia.

Matérias Relacionadas