Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Nº de empregos com carteira caiu em 2015

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de janeiro de 2016 - 20:15

O Brasil registrou a perda de cerca de 1,5 milhão de postos de trabalho formal em 2015, representando queda de quase 4% em relação ao estoque (número total de empregos formais) do ano anterior.

O estoque de empregos para o mês de dezembro de 2015 atingiu o total de mais de 39 milhões, resultado inferior ao registrado em dezembro de 2014 (4 milhões) e de dezembro de 2013 (40 milhões).

Os setores que mais registraram queda foram a indústria de transformação e a construção civil - 608.878 e 416.959 vagas, respectivamente.

A agropecuária foi o único setor que apresentou resultado positivo em 2015, com 9.821 postos de trabalho a mais do que no ano anterior.

Segundo o ministro do Trabalho, Miguel Rossetto, o resultado é o pior já registrado desde 1992. “Os números não são bons mas as conquistas dos últimos anos estão preservadas, pois o estoque de empregos continua alto”, disse.

“Não é correto afirmar que 2015 destruiu as conquistas dos últimos anos. Continuamos com mercado formal elevado no país. Mesmo que os números não tenham sido positivos”, reforçou Rossetto.

Os dados mostram que todas as grandes regiões do país reduziram o nível de emprego formal.

Matérias Relacionadas