Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar up 5,2793 Euro up 5,3670
Search

Enel dá dicas de como economizar energia na iluminação das residências

As lâmpadas de LED consomem 85% menos energia que as incandescentes e contam com uma durabilidade superior a 20 mil horas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de agosto de 2022 - 18:16
Em casa, o ideal é aproveitar a luz natural, abrindo as janelas e cortinas durante o dia, e dar preferência para cores claras ao pintar as paredes, pois refletem melhor a luminosidade
Em casa, o ideal é aproveitar a luz natural, abrindo as janelas e cortinas durante o dia, e dar preferência para cores claras ao pintar as paredes, pois refletem melhor a luminosidade -

Para economizar energia elétrica não basta apenas usar os eletrodomésticos de maneira eficiente. É importante dar atenção também para a iluminação e ao tipo de lâmpada que usa em casa. Para isso, a Enel Distribuição Rio oferece algumas dicas e mostra como escolhas certas podem ajudar a economizar na conta de luz.

Em casa, o ideal é aproveitar a luz natural, abrindo as janelas e cortinas durante o dia, e dar preferência para cores claras ao pintar as paredes, pois refletem melhor a luminosidade. E ao escolher as lâmpadas, o ideal é optar pelas de LED que consomem menos energia e aquecem menos o ambiente.

Para mostrar os benefícios das lâmpadas LED, a concessionária traz um comparativo com os modelos incandescentes e fluorescentes. Veja a seguir:

- A potência média utilizada pela incandescente é de 60W, contra 15W da fluorescente compacta e 9W da de LED;

- Já a perda de energia em calor da incandescente é de 95%; da fluorescente, 30% e 5% da LED;

- Com relação à vida útil, ela chega a 1.000 horas em lâmpada incandescente. Já a fluorescente atinge 8.000 e a LED conta com uma durabilidade maior, de 25.000 horas.

E quando falamos em redução na conta de luz, as lâmpadas fluorescentes oferecem uma economia de até 75% no consumo de energia e as de LED chegam a 85% menos que as lâmpadas tradicionais.

Para ajudar a população, a distribuidora, por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, realiza diversas ações ao longo do ano de troca de lâmpadas antigas incandescentes ou fluorescentes por outras novas e mais econômicas, de LED.

Matérias Relacionadas