Em uma semana castramóvel faz mil procedimentos em cães e gatos

A ação faz parte do Programa Cidade Integrada. O Ônibus ficará por 30 dias no local

Escrito por Redação 28/03/2022 21:42, atualizado em 28/03/2022 21:42
O castramóvel faz parte do programa RJPET do Governo do Estado, e a ação faz parte do Programa Cidade Integrada
O castramóvel faz parte do programa RJPET do Governo do Estado, e a ação faz parte do Programa Cidade Integrada . Foto: Divulgação

Após exatos sete dias na comunidade da Muzema, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o castramóvel, estacionado na Estrada do Itanhangá - 1051, alcançou hoje, pouco mais de mil castrações em cães e gatos. 

Vale lembrar que as castrações são abertas também para as comunidades vizinhas, como: Morro do Banco, Tijuquinha e outras comunidades da Zona Oeste. Além disso, qualquer pessoa do Rio pode fazer o cadastro e levar seu pet para castrar.

O castramóvel faz parte do programa RJPET do Governo do Estado, e a ação faz parte do Programa Cidade Integrada.

A estudante, Jamile Ribeiro, levou a gatinha para castrar, e disse que a castração ajuda a prevenir o aumento da população de animais de rua e ajuda na saúde doas animais.

“Pra mim esse castramóvel chegou na hora certa. Importante destacar que a castração faz bem para saúde do animal, prolonga a vida e evita o crescimento desordenado de animais. Agora a Mimi já foi castradinha, e o procedimento foi bem rápido e seguro, só temos a agradecer e compartilhar essa alegria - afirmou a estudante.


Leia mais

Cidade Integrada: 'Castramóvel' chega à Zona Oeste do Rio


A iniciativa, da Secretário Estadual de Agricultura, responsável pelas Políticas Públicas de Proteção e Bem-Estar Animal do RJ, já castrou em todo estado, aproximadamente 30 mil animais, e o objetivo é chegar a 100 mil, até o fim do ano de 2022. 

“O RJPet é muito democrático, qualquer pessoa pode cadastrar seu bichinho gratuitamente. Nosso objetivo é dar oportunidade para nossos melhores amigos de quatro patas,” explicou o secretário, Marcelo Queiroz.

Sobre o ônibus castramóvel

O castramóvel conta ao todo com 20 profissionais, sendo 10 veterinários, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo procedimento leva no mínimo 40 minutos.

A equipe trabalha com cães e gatos em dias alternados, para facilitar o manuseio com os animais. O ônibus possui 6 calhas de castração e o objetivo é castrar pelo menos 2 mil animais por mês.

Todo animal antes de ser castrado, passa por uma avaliação do veterinário que diz se o mesmo está ou não apto para o procedimento.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas