Professores do estado vão receber nova parcela do abono Fundeb

Expectativa é que 63 mil profissionais sejam contemplados

Escrito por Redação 11/01/2022 13:36, atualizado em 11/01/2022 13:36
Valores variam de acordo com a carga horária dos funcionários
Valores variam de acordo com a carga horária dos funcionários . Foto: Reprodução

Servidores da Educação do Estado do Rio de Janeiro e os vinculados à rede Faetec vão receber uma nova parcela da sobra de dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o abono Fundeb. Após cobrança do deputado Sérgio Fernandes (PDT), a secretaria começou a emitir, nesta terça-feira (11), contracheques sinalizando o pagamento, o que deve ocorrer ainda em janeiro.

O deputado fez levantamento e identificou que, no fim de dezembro, após ter pago o abono aos professores, o estado recebeu um novo repasse de cerca de R$ 200 milhões do governo federal. Nesta segunda-feira (10), o parlamentar enviou um ofício ao secretário de Educação, Alexandre Valle, cobrando a redistribuição do valor do fundo não utilizado.

"Temos feito estudos e buscado acompanhar os pagamentos do Fundeb. Se entraram mais recursos em dezembro, após o primeiro rateio, entendemos a necessidade de um novo abono, porque esse recurso é dos profissionais da Educação. Por isso, é tão importante que haja transparência na utilização desses recursos.", disse o parlamentar.

Assim como o abono anterior, pago em dezembro, a expectativa é de que 63 mil profissionais da ativa sejam contemplados. Os valores variam de acordo com a carga horária dos funcionários.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas