Maricá amplia oferta de mamografia no Outubro Rosa

Pandemia da Covid-19 aumentou procura pelo exame este ano

Escrito por Redação 11/10/2021 07:22, atualizado em 11/10/2021 08:11
A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos
A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos . Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar 700 exames de mamografia à população de Maricá neste Outubro Rosa, mês de prevenção e tratamento precoce do câncer de mama e colo do útero. O número é o triplo da média que o município realiza em um mês.  A medida visa reduzir a espera causada pela pandemia e vai priorizar as moradoras que estão com seus exames em atraso.

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, após avaliação médica em sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência que verifica a necessidade ou não do procedimento. A marcação ocorre via Central de Regulação.

A pandemia da Covid-19 trouxe diversos impactos à saúde da população em todo Brasil devido ao longo período de isolamento social. Em 2020, muitas pessoas não fizeram exames de rotina. Entre eles, os de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indicou que, em 2020, o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) reduziu em 45%.

Com o avanço dos índices de vacinação e a melhora no cenário epidemiológico, as mulheres estão retomando a rotina de cuidados com a saúde, o que causou um grande aumento da demanda para o período, principalmente da mamografia, como explica a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira.

“Houve um acúmulo de exames que não foram feitos ano passado. Por isso, para reduzir o impacto que a pandemia causou em nossa rede, estamos disponibilizando mais exames por dia para diminuir o passivo e garantir o acesso ao exame dentro em um tempo mais adequado.”, destacou a secretária.

O Município também ampliou a oferta exames clínicos e da ultrassonografia transvaginal, com encaminhamento, além do exame de ginecológico preventivo de câncer do colo uterino (colpocitologia), que terá no sábado dia 23/10, de 8h às 12h, um dia dedicado a coleta nas unidades de Atenção Primária.

 

Atividades do Outubro Rosa

As equipes de Saúde intensificaram o cuidado e as ações destinadas à saúde da mulher durante esse mês. As unidades de Saúde da Família (USF) estão realizando diversas atividades de educação em saúde em suas áreas de atendimento.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, o Outubro Rosa em Maricá é ampliado e visa o cuidado à saúde da mulher como um todo.

“Além das ações de detecção precoce do câncer do colo do útero e da mama, que são fundamentais, nossas equipes vão abordar temas importantes como a alimentação saudável, saúde bucal, prática de atividades físicas, bem como a prevenção da violência doméstica e planejamento reprodutivo”, destacou a secretária, lembrando as parcerias que virão.

 Calendário  

13/10

 

USF Barra de Maricá: Roda de conversa e oficina de música com a Secretaria de direitos humanos. Às 8h.

 

15/10

 

USF Bambui: roda de conversa falando sobre atividade física com apoio do NASF. 14h.

 

16/10

 

Dia D de Multivacinação com intensificação da vacina contra HPV em todas as 24 unidades da Estratégia de Saúde da Família. De 8h às 17h.

 

19/10

 

USF Santa Rita: oficina de apoio do CRAS, roda de conversa, testagem, autoexame da mama. 9h.

 

20/10

 

USF Cordeirinho: presença do CRAS com orientações sobre documentação, benefícios e direitos das mulheres; e do Maricá Verde com orientações e distribuição de mudas para as mulheres. De 8h às 17h.

 

USF Ponta Negra: roda de conversa com as mulheres no campo de futebol de Ponta Negra. 14h.

 

USF Bambui: chá da tarde "viver saudável" com apoio do NASF. 15h.

 

USF Barra de Maricá: oficina de autocuidado com a confecção de produtos naturais, aula de yoga e respiração e dia da beleza. Às 14h.

 

23/10

 

Coleta Citopatológico (exame ginecológico preventivo) do Colo de Útero em todas as unidades de Atenção Primária, com exceção da Mumbuca que vai realizar ação no dia 02/10.  De 8h às 12h.

 

26/10

 

USF Barra de Maricá: “Caminhada Rosa” com a Educadora Física e oficina de jardinagem/ paisagismo com entrega de mudas. Às 9h.

 

29/10

 

USF Ubatiba: roda de conversa, coleta de exame preventivo, dia da beleza e café da manhã temático. De 8h às 17h.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas