Detran.RJ fará mutirão especial para emitir carteiras de identidade para estudantes que farão Enem e vestibulares

A emissão da primeira via da identidade é gratuita

Escrito por Redação 15/09/2021 06:42, atualizado em 15/09/2021 07:33
O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas, e não haverá necessidade de agendamento
O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas, e não haverá necessidade de agendamento . Foto: Divulgação

No sábado (25/09), o Detran.RJ vai realizar um mutirão especial para fornecer carteira de identidade aos estudantes que vão realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médico), vestibulares ou exames como o do Colégio Militar e o do Pedro II.

O primeiro mutirão exclusivo para os estudantes será realizado em mais de 100 postos de identificação civil do Detran no Estado do Rio.

Haverá outros dias de atendimento especial para este público, até o fim do ano – provavelmente uma nova data em outubro e duas em novembro.

“O Detran.RJ recomenda aos estudantes que vão fazer os exames de fim de ano que verifiquem seus documentos com antecedência e não deixem para tirar a identidade na última hora. Estamos nos antecipando para que eles possam se planejar e não sejam prejudicados por falta do documento na hora de se inscrever nas vagas para universidades, cursos ou colégios. Assim, também colaboramos para evitar correria aos postos e, consequentemente, aglomerações”, ressaltou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas, e não haverá necessidade de agendamento. Quem não conseguir ser atendido no dia, ganhará uma nova senha para ser atendido, também sem agendamento, durante a semana.

Os serviços oferecidos serão a primeira e a segunda vias da identidade. Para ser atendido, o estudante precisará apresentar o comprovante de inscrição nos exames, além de original ou cópia autenticada da certidão de nascimento (para os solteiros) ou de casamento.

A emissão da primeira via da identidade é gratuita. Para a segunda via, é cobrada uma taxa de R$ 41,79. Neste caso, o estudante deve pagar o Duda de código 500-2, emitido no site do Bradesco.

Para obter isenção, os que recebem até um salário-mínimo, os desempregados e os reconhecidamente pobres podem apresentar declaração de hipossuficiência, declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XII, ou documento da Defensoria Pública ou de autoridade judicial.

A carteira de identidade emitida para crianças e adolescentes precisa ser substituída quando o usuário completa 18 anos de idade. Se for pedida nos 30 dias anteriores ao 18º aniversário, a emissão da segunda via é isenta de taxa.

No sábado (25/09), em função deste mutirão especial, não serão abertas vagas para agendamento do público em geral para os serviços de identificação civil.Área de anexos

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas