São Gonçalo amplia pontos de testagem para Covid-19

Confira os locais

Escrito por Redação 14/09/2021 07:59, atualizado em 14/09/2021 10:30
 O teste rápido está disponível apenas no Centro de Triagem no Zé Garoto
O teste rápido está disponível apenas no Centro de Triagem no Zé Garoto . Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo ampliou as unidades de saúde que realizam o teste RT-PCR ou swab (o teste do cotonete). O objetivo é ter um diagnóstico mais preciso da contaminação pelo coronavírus nos primeiros dias dos sintomas. O teste rápido está disponível apenas no Centro de Triagem, no Zé Garoto, que também disponibiliza o RT-PCR, após avaliação médica. Além dos locais já existentes, o PAM Coelho começa a realizar na próxima quarta-feira (15). A Clínica do Mutondo, PAM Alcântara e Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina, vão começar a oferecer o exame nas próximas semanas.

“Para a realização dos testes, todos passam por avaliação prévia de um profissional de saúde para confirmar a real necessidade do exame. Leva-se em consideração os dias de sintomas, histórico vacinal e histórico pregressa. A nossa prioridade é realizar o RT-PCR neste momento da pandemia, já que verifica se a doença está ativa e é o nosso padrão ouro. Estamos com a vacinação avançada, o que nos permite melhorar a aplicação desses testes”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Melissa de Mello.

Os exames para detectar a doença podem ser feitos por aqueles que estão com sintomas do coronavírus ou com quem teve contato com quem está com a doença. Na cidade, já foram feitos mais de 612 mil exames, sendo 510.965 testes rápidos de anticorpos, 5.840 testes rápidos de antígenos e outros 95.197 mil RT-PCR, desde o início da pandemia. Deste total, foram confirmados 116.073 mil casos. O município, nos meses de pico da doença, realizava uma média de 3,5 mil exames por semana. Nas últimas semanas, o número caiu para menos de 1,8 mil por semana.

Locais dos exames:

Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto: diariamente, das 8h às 17h;

Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho: de segunda a sexta, das 9h às 13h;

Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina: segundas, terças e quintas, das 8h às 12h, com distribuição de senhas;

Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa: quartas e sextas, das 8h às 16h, com distribuição de senhas;

Polo Sanitário Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro: terças e quartas, das 13h às 16h;

Clínica da Criança (0 a 12 anos), de segunda a sexta, das 8h às 16h, com distribuição de senhas;

O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha, diariamente, 24h, só para pessoas sintomáticas;

PAM Alcântara: segundas, quartas e quintas, das 8h às 12h.

Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar: apenas para as gestantes e parturientes sintomáticas.

PAM Coelho: segundas, quartas e quintas, das 9h às 11h30

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas