Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Curso sobre administração pública oferecido pela Ceperj vira obrigatoriedade para servidores

Curso é gratuito

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de julho de 2021 - 12:01
Fundação inova com a capacitação, que é gratuita e atende ao recente decreto que instituiu a Política de Capacitação de Pessoas no estado do Rio
Fundação inova com a capacitação, que é gratuita e atende ao recente decreto que instituiu a Política de Capacitação de Pessoas no estado do Rio -

 A Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação Ceperj lançou o curso “Ambiente-se, Servidor: Noções de Administração Pública”. Ele é gratuito, tem duração de 5 horas e as inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3f0sZRM. 

Criada através do Decreto nº 47.686, a capacitação virou uma exigência para todos os servidores do estado do Rio que ocupam cargos de provimento em comissão até DAS 8, a partir do dia 15 de julho de 2021, data em que o Decreto foi publicado em Diário Oficial. 

Cargos em nível de DG, equivalentes ou superiores, podem realizar o curso de modo facultativo.

A partir da data de nomeação, os servidores terão até 30 dias para concluírem o curso e entregar o certificado ao setor de Gestão de Pessoas/RH de seu órgão ou entidade.

Parceria que deu certo

O curso é fruto de uma construção conjunta da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Casa Civil e da Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação CEPERJ. 

De acordo com o diretor da EGPP, Leonardo Mazzurana, a referida parceria marca o papel da Fundação Ceperj como indutora de políticas públicas de capacitação. 

O diretor ressalta que é satisfatório poder contribuir para que o estado tenha uma política de capacitação instituída.

Segundo ele, a iniciativa fortalece o governo do estado e contribui para o desenvolvimento de competências profissionais dos servidores, na busca pelo aprimoramento contínuo dos serviços públicos. 

"A institucionalização dessa política já nasce com um produto pronto e disponibilizado aos servidores. O curso ‘Ambiente-se: noções de Administração Pública’ é um ponto de inflexão para a racionalização e planejamento do desenvolvimento de competências dos servidores públicos fluminenses. O ‘Ambiente-se’ permite nivelar o conhecimento do recém nomeado servidor em temas como Organização do Governo/RJ, Princípios da Administração, direitos e deveres do servidor, Portal do servidor, Improbidade Administrativa, Licitações e Contratos, LGPD, uso do SEI  e Liderança, entre outras temáticas imprescindíveis e sobre as quais o servidor, em muitos casos, acaba por não ter acesso em tempo adequado ao exercício de suas funções". 

Para o Superintendente de Planejamento e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado da Casa Civil, Felipe de Carvalho Pires, o ‘Ambiente-se’ é uma iniciativa que vai facilitar muito a adaptação dos novos servidores, já que as principais dúvidas serão atendidas em EAD. 

"Acreditamos que o curso auxiliará também os setoriais de RH que são os responsáveis por dar esse suporte aos servidores. Temos o objetivo de não parar por aí e, para isso, contamos com todos os setoriais de RH para avançar e consolidar a Política de Capacitação dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro”. 

Com formato inovador, e totalmente realizado à distância, o curso é gratuito e tem duração de 5 horas, podendo ser feito diretamente pela plataforma da Escola de Gestão, no site da Fundação Ceperj. 

Serviço:

Curso ‘Ambiente-se, Servidor: noções de Administração Pública’, da Fundação Ceperj

Inscrições abertas permanentemente, através do link: https://bit.ly/3f0sZRM.

Matérias Relacionadas