Assistência Social de SG retoma confecção de passe livre interestadual para o idoso

Serviço estava parado desde 2017; confira a lista dos Cras disponíveis para cadastramento

Escrito por Redação 26/07/2021 18:45, atualizado em 26/07/2021 19:38
Serviço beneficia idosos a partir de 60 anos e com renda mensal de até dois salários mínimos
Serviço beneficia idosos a partir de 60 anos e com renda mensal de até dois salários mínimos . Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social de São Gonçalo reabilitou o serviço de confecção de cartão de passagem de ônibus interestadual para o idoso. O serviço, que estava parado desde o ano de 2017, foi retomado nesta gestão, beneficiando idosos a partir de 60 anos e com renda mensal de até dois salários mínimos, proporcionando descontos de 100% ou 50% no valor das passagens rodoviárias para outros Estados.

A entrega dos primeiros cartões após a retomada do serviço foi feita na tarde desta segunda-feira (26) pelo prefeito Capitão Nelson a sete idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Neves. O serviço de impressão e confecção foi retomado pela Assistência Social após análise realizada pela pasta através da Vigilância Socioassistencial, do Serviço de Proteção Social Básico, que constatou a interrupção do serviço. Antes da confecção dos passes, quem buscava o benefício recebia um documento provisório, com validade de 180 dias, que precisava de renovação após o período de validação terminar. 

“A gratuidade nos transportes intermunicipais é um benefício de extrema importância para os idosos, principalmente nesse momento de pandemia, com alto índice de desemprego que estamos atravessando. Aqui trabalhamos em conjunto: o Cras, a Vigilância Socioassistencial e Assistência Social, para chegarmos a esse objetivo”, destacou o prefeito Capitão Nelson.

O secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, destacou os esforços que vêm sendo realizados para a retomada de serviços para a população.

“Ao longo do tempo e com a escassez de repasses, muitos serviços da Assistência foram se deteriorando. Estamos comprometidos com todas as questões da Assistência Social para resgatar esses serviços do município”, disse.

A data para entrega dos primeiros cartões, o Dia dos Avós, comemorado neste dia 26 de julho, foi escolhida com carinho para destacar a importância dos idosos para o município.

“Escolhemos o Dia dos Avós para realizar essa entrega especial. É importante ressaltar que realizamos um trabalho integrado para atendimento dos idosos, com apoio e acompanhamento realizados nos Cras do município. À medida que a pandemia for reduzindo, eles poderão viajar, visitar parentes que estão distantes e retomar a normalidade de suas vidas”, disse o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio.

Benefício 

Para ter acesso ao benefício, os idosos precisam ter renda de até dois salários mínimos e ter as informações atualizadas no Cadastro Nacional de Informações (Cnis), do Governo Federal. Após a atualização, o idoso pode realizar o cadastro através da internet pelo https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. Após concluir o processo, o idoso pode solicitar a confecção do documento no Cras mais perto de sua residência. O documento será impresso pela Secretaria de Assistência Social e encaminhado para o Cras onde a solicitação foi realizada.

Os idosos que não tiverem acesso à internet ou dificuldades para realizar o cadastro, podem procurar o Cras mais próximo de suas residências para serem orientados e informados sobre o benefício.

Para conseguir o benefício com 100% do valor da passagem, o idoso deve procurar a empresa com antecedência para agendar a sua viagem.

A Secretaria de Assistência Social realiza acompanhamento dos idosos que procuram os Cras em busca do benefício de gratuidade nos ônibus interestaduais, com acompanhamento, e atualização da base de dados, para que o idoso não perca repasses como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Participaram da reunião com o prefeito Capitão Nelson, o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas; o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio; Diego Nascimento, coordenador da Vigilância Socioassistencial; Dirlane Médice, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Neves; Marlene Barros, técnica de Referência do Idoso, e sete idosos atendidos pelo Cras de Neves.

Endereço dos Centros de Referência de Assistência Social de São Gonçalo (Cras)

Cras Alcântara - Rua Oscar Lourenço, 362, Jardim Alcântara.Telefone: 2624-6443

Cras Arsenal - Avenida Eugênio Borges, s/n, Arsenal. Telefone: 3711-2720.

Cras Centro (Boaçu) - Rua Dona Clara, 541, Boaçu. Telefone: 2604-4574.

Cras Engenho Pequeno - Rua Mentor Couto, 925, Engenho Pequeno. Telefone: 3703-1885.

Cras Guaxindiba - Rua Aquilino de Carvalho, s/n, Guaxindiba. Telefone: 2614-9742.

Cras Itaoca - Rua Antônio Leôncio, 33, Lt 01, Telefone: 2607-8649.

Cras Jardim Catarina - Rua Leão Gambeta, 533 (Antiga Rua 13), Jardim Catarina. Telefone: 2603-1312.

Cras Neves - Rua Lenor, 108, c 1, Porto Velho. Tel: 2624-0018.

Cras Rio do Ouro - Rua Faustino Fonseca, 569, Rio do Ouro. Telefone: 3605-2425.

Cras Porto do Rosa - Rua Alfredo Bahiense,1201, Porto do Rosa. Telefone: 2605-2655.

Cras Salgueiro - Rua Rubens Doria, no 1, Salgueiro. Telefone: 2723-4218.

Cras Santa Isabel - Avenida Castrucio Justi, Lt 08, Santa Isabel. Telefone: 3710-3077.

Cras Santa Luzia - Rua Inês Peixoto, Lt 20, Qd 100, Jardim Catarina. Telefone: 3606-1836.

Cra Venda da Cruz - Rua Doutor Porciúncula, 395, antigo 3 B.I., Venda da Cruz.                   

Cras Vista Alegre – Rua São Pedro, 02, Vista Alegre. Tel: 2706-3607

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas