Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

São Jorge: saiba como celebrar o santo guerreiro nesta sexta-feira (23)!

O santo é o padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 22 de abril de 2021 - 09:34
Celebração para o santo de antes da pandemia
Celebração para o santo de antes da pandemia -

São Jorge é popularmente conhecido como o santo que matou um dragão, segundo sua lenda. Entre os fiéis da religião cristã, ele é um dos santos mais conhecidos e segue sendo referenciado pelo mundo todo. Na história, ele foi um soldado romano que atuou em diversas batalhas épicas. Morto no dia 03 de abril de 303, na Nicomédia, ele se tornou o santo padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro, dos escoteiros e da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, além de diversos países, como Inglaterra e Portugal. Antes da pandemia, o dia 23 de abril, dia de celebração ao santo, era conhecido por ter diversas missas, shows e procissões em sua homenagem. Neste ano, mesmo com a pandemia, diversas igrejas vão celebrar a data do santo tomando cuidado com as medidas de segurança para a saúde indicadas pelos órgãos responsáveis. Os fiéis do santo devem manter o distanciamento físico e usar a máscara e o álcool em gel. Confira as celebrações das igrejas em São Gonçalo e Niterói!

Em São Gonçalo, a Capela de São Jorge, no Lindo Parque, vai realizar duas missas no dia 23, próxima sexta-feira, sendo uma às 7h e outra às 17h (os horários das missas foram reduzidos por causa da pandemia). Já o bazar, a capela e a cantina do local irão funcionar das 06h até às 19h. 

A Capela de São Jorge, no Lindo Parque, preparou celebrações para o Dia de São Jorge
A Capela de São Jorge, no Lindo Parque, preparou celebrações para o Dia de São Jorge |  Foto: Divulgação
 

Ainda em São Gonçalo, uma outra Capela de São Jorge, localizada na Parada São Jorge, bairro do Sacramento, organizou as atividades para o santo em quatro dias. Nos dia 20 e 21 tiveram início as celebrações. Nesta quinta-feira (22), haverá uma outra celebração da palavra a partir das 18h. No dia 23, próxima sexta-feira, haverá a missa em louvor ao santo a partir das 17h. A Igreja ressalta que as missas serão campais e todos devem levar seu álcool em gel e um banco.

A Capela de São Jorge, no Sacramento, preparou celebrações para o Dia de São Jorge
A Capela de São Jorge, no Sacramento, preparou celebrações para o Dia de São Jorge |  Foto: Divulgação
 

Em Niterói 

No município de Arariboia, uma das igrejas que celebrará a data do santo será a Capela de São Jorge e Santa Bárbara, localizada no Barreto, em Niterói. Nos dias 20, 21 e 22 as celebrações ao santo começaram com um tríduo a ele. Já no dia 23, diversas atividades estão programadas na igreja: às 8h, terá início a missa das almas (para os devotos falecidos); às 9h30, a missa dos desempregados; às 10h30 a capela realizará uma missa pedindo proteção contra a Covid-19 e bênçãos para os enfermos. Às 12h, terá início o almoço no local, que será uma feijoada que durará até às 15h. A partir das 14h, terá início a Benção do Manto de São Jorge; às 15h, será rezado o terço do santo; às 16h, ocorrerá a missa da família e da paz; e por, último, às 18h, ocorrerá a missa dos devotos de São Jorge. 

A Capela de São Jorge e Santa Bárbara, localizada no Barreto, preparou celebrações para o Dia de São Jorge
A Capela de São Jorge e Santa Bárbara, localizada no Barreto, preparou celebrações para o Dia de São Jorge |  Foto: Divulgação
 

Vale lembrar que a primeira e a última missa do dia 23 (sexta-feira) serão online e poderão ser acompanhadas pelo Facebook da igreja: Capela de São Jorge e Santa Bárbara. 

Ainda em Niterói, a Igreja de São Jorge, que fica no Centro do município, transferirá suas celebrações do dia 23 para a Catedral de São João Batista. O objetivo da mudança é fazer com que as pessoas mantenham o distanciamento social mesmo na celebração. A primeira missa terá início às 08h, depois haverá uma outra às 12h, uma terceira ocorrerá às 15h e a última missa será às 18h. Para participar, é necessário agendar seu horário pelos telefones (21) 2613-4946 ou 2620-2529. 

A Igreja de São Jorge vai celebrar o dia do santo na Catedral de São João Batista
A Igreja de São Jorge vai celebrar o dia do santo na Catedral de São João Batista |  Foto: Divulgação
 

As celebrações de São Jorge continuam mostrando o carinho que o público tem com o santo, mas mesmo assim, continuam preservando a saúde dos fiéis que não devem esquecer que a pandemia ainda está causando um número de mortos constante, por isso, se proteger nas ruas é necessário.

Serviço: 

A Capela de São Jorge no Lindo Parque, em São Gonçalo, fica na Rua Antenor Nunes Neto, S/N. 

A Capela de São Jorge na Parada São Jorge fica na Rua Gen. Silva Júnior, no Sacramento, bairro de São Gonçalo. 

A Capela de São Jorge e Santa Bárbara fica na Rua Assis de Vasconcellos, no número 51, no Barreto, bairro de Niterói. 

A  Igreja de São Jorge fica na Rua Dr. Alcides Figueredo, no número 16, no Centro, bairro de Niterói, no entanto, vale lembrar que as missas desta igreja ocorrerão na Catedral Metropolitana São João Batista que fica na Praça Dom Pedro II, S/N, Centro, em Niterói.

Matérias Relacionadas