Niterói recebe novo canal de atendimento dos Correios: locker

Veja como funciona nova modalidade de autoatendimento

Escrito por Redação 20/01/2021 10:12, atualizado em 20/01/2021 11:48
. Foto: Divulgação

No final de 2020, os Correios começaram a operar no Rio de Janeiro um novo canal de atendimento à população: o locker. O armário inteligente é uma iniciativa da empresa para agregar agilidade, flexibilidade, segurança e tecnologia aos seus serviços, considerados essenciais pelos clientes, especialmente em tempos de pandemia.

Inovador e prático, este terminal de autoatendimento postal oferece ao cliente uma solução alternativa à distribuição domiciliar. Ele traz mais conveniência à população, principalmente àqueles que não podem receber seus objetos em casa durante o dia, seja por estarem ausentes, por residirem em Área com Restrição de Entrega (ARE), ou ainda por habitarem em um condomínio sem portaria, por exemplo.

Por estarem presentes em locais estratégicos, seguros e de grande circulação de pessoas, como estações de trens, metrôs e shoppings, os lockers permitem ao usuário contar com um horário estendido para buscar seus objetos, inclusive em finais de semana e feriados. É praticamente uma entrega 24 horas por dia, 7 dias por semana, a depender do horário de funcionamento do local onde o terminal escolhido está instalado.

Como funciona - Para utilizar o locker, os destinatários precisam se cadastrar no IdCorreios, por meio do site ou aplicativo Correios.

 No momento de realizar compras na internet ou para receber alguma postagem, é necessário indicar o CEP do locker (cada armário possui um CEP exclusivo), e o CPF ou CNPJ do destinatário no campo “complemento” do endereço de destino.

 Quando a encomenda for acondicionada em um dos compartimentos do locker, o destinatário receberá, via SMS no celular cadastrado no IdCorreios, uma notificação com o código de acesso. O cliente tem três dias para fazer a retirada da encomenda. Para isso, basta apresentar o código recebido ao terminal, que o armário libera o acesso ao compartimento onde está o objeto. É um processo rápido que dura segundos.

 Vale destacar que a utilização do armário inteligente dos Correios não gera qualquer custo adicional aos destinatários, que poderão acessar gratuitamente os equipamentos. Cada locker tem no mínimo 40 gavetas de tamanhos variados: pequeno, médio e grande.

 Onde estão - Os três primeiros armários inteligentes dos Correios no Rio de Janeiro estão instalados em pontos que oferecem ao cliente segurança, horário estendido para retirada da encomenda e boa localização. São eles:

 

Locker Central do Brasil - Praça Cristiano Otoni, s/n, Centro – Rio de Janeiro;

CEP 20221-989

 

Locker AC Niterói - Avenida Visconde do Rio Branco, 481, Centro - Niterói;

CEP 24020-989

 

Locker AC Presidente Vargas - Av. Presidente Vargas, 3077 – Cidade Nova;

CEP 20211-989

 

Já em fase de implantação, as próximas localidades a receberem os terminais são:

 

AC Central - Rua Primeiro de Março, 64 – Centro - RJ;

AC Hannibal Porto - Rua Hannibal Porto, 450 - Irajá, Rio de Janeiro;

AC Barra Shopping - Av. das Américas, 4666 - 106 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

 

Correios vão expandir Locker no Brasil - O primeiro armário foi lançado em outubro no Paranoá, região administrativa do Distrito Federal. Até o final do primeiro semestre de 2021, os Correios vislumbram operar 53 no estado do RJ e 10 no DF. O projeto será expandido para os principais mercados no país e com mais recursos para a população, como, por exemplo, a postagem de objetos através dos equipamentos, inclusive para devolução de encomendas por logística reversa.

A instalação dos armários é a resposta da empresa à população brasileira, que demanda um serviço público inovador e moderno. “O projeto que lançamos está em sintonia com o que há de mais atual no mundo: não estamos falando de uma tecnologia do futuro, mas do presente, e já em uso em diversos países. Esse projeto é, também, uma iniciativa dos Correios para promover a inclusão social e digital: em tempos de crescimento do e-commerce, popularização dos smartphones e aumento da conectividade, levar facilidade e conveniência é uma prioridade para a empresa”, explica Floriano Peixoto, presidente da estatal.

Para saber mais e conferir o horário de funcionamento de cada terminal, basta acessar https://www.correios.com.br/enviar-e-receber/entrega/locker#tab-1.  

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo endereço http://www.correios.com.br/fale-com-os-correios

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas