Polícia encontra espada furtada em museu

Peças históricas estavam na casa de colecionador niteroiense
Foto: DivulgaçãoSete espadas militares - cinco delas do período imperial - e dois espadins da República foram apreendidas por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), na casa de um colecionador, em Santa Rosa, Zona Sul de Niterói, na tarde de ontem. Segundo o delegado Márcio Braga, titular da especializada, pelo menos uma delas foi furtada do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, em Sergipe, em dezembro do ano passado.
A ação foi realizada em conjunto com a Coordenadoria de Inteligência Policial (Cinpol) da Polícia Civil, que recebeu informações sobre a possível localização da peça e deu início às investigações.
Ainda segundo o delegado, o proprietário do imóvel é um colecionador e alegou ter comprado as peças na internet. Ele foi autuado por receptação culposa. “As espadas têm valor incalculável e são patrimônio da humanidade. Apesar disso, elas são vendidas por R$ 6 mil, em média”, disse o delegado.
A espada roubada será devolvida ao Museu de Sergipe e as outras encaminhadas para a perícia do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan).