Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

'TCP' 'canta vitória' contra 'CV' em 'Plano de Natal' em São Gonçalo

'Pai' e 'Chapolim' teriam recebido apoio do Rio na disputa contra o 'CV', que reuniu grupos da SG e até do Nordeste do país na disputa

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de dezembro de 2020 - 17:42
Imagem ilustrativa da imagem 'TCP' 'canta vitória' contra 'CV' em 'Plano de Natal' em São Gonçalo

A 'novela' em que se transformaram conflitos entre fações rivais pelo controle de comunidades situadas entre as regiões do Jóquei e Amendoeira, em São Gonçalo, ganharam novos capítulos nas últimos dias. Desde o último fim de semana, traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) postam imagens e informações nas redes sociais, comemorando o que seria uma 'vitória' contra a quadrilha formada por 'rivais' do Comando Vermelho' (CV) nos conflitos que iniciaram no mês de novembro e deixaram em pânico milhares de moradores nas duas comunidades. 

Guerra - A disputa territorial na região começou na tarde do último último dia (30) de novembro, quando traficantes do CV colocaram em prática um audacioso plano para  tomar do TCP as comunidades da Vila Candoza, na Região do Jóquei, e o Complexo da Alma, na Amendoeira, que inclui também os morros do 590 e do Tronco. Para a ocupação, criminosos do Complexo da Anaia, e das regiões do Engenho do Roçado e Rio do Ouro, em SG, receberam armas e até o reforço de alguns foragidos da justiça ligados ao Comando Vermelho, que estão em redutos dessa facção e são oriundos  de comunidades do Recife, no Nordeste brasileiro.

Essa ala se autodenomina o Bonde Lampião. O plano, segundo a polícia, teve autorização de Antônio Ilário Ferreira, o 'Rabico', apontado como líder do Complexo do Salgueiro, e Walace Batista Soalheiro, o 'Pixote', do Complexo da Coruja. Os dois seriam hoje, os mais 'conceituados' membros do 'conselho' do CV no Estado do Rio.     

O grupo do CV, segundo informações obtidas por setores de inteligência da polícia fluminense, chegaram a tomar inicialmente o controle do tráfico na Vila Candoza e na comunidade da Alma, mas os dois 'chefões do TCP no Complexo da Alma, identificados como 'Pai' e 'Chapolim', teriam conseguido apoio de aliados no Complexo da Maré. na Zona Norte do Rio, para a disputa. No último fim de semana, os criminosos do TCP, em maior superioridade numérica, teriam conseguido não apenas dominar toda a região, como também estariam tentando agora, estender o controle às comunidades dos Predinhos, no Jóquei,  e no Bichinho, no Anaia, como forma de proteção aos redutos retomados. 

Registros - A guerra entre os bandidos foi filmada e narrada, muitas vezes, pelos próprios envolvidos, que registraram e divulgaram as torturas de rivais, e os armamentos que estão usando na invasão. 

Matérias Relacionadas