Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Polícia Militar forma 500 novos soldados nesta sexta

Esta turma integra o número de 1.900 policiais militares formados nos últimos dois anos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de dezembro de 2020 - 18:39
Imagem ilustrativa da imagem Polícia Militar forma 500 novos soldados nesta sexta

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro realiza a formatura de 500 novos policiais militares nessa sexta-feira (18/12). Autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo foram convidadas para a cerimônia no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), dentre as quais o Governador em exercício, Claudio Castro. Está prevista a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Com a conclusão das instruções ministradas durante o Curso de Formação de Soldados (CFSd), os alunos da Turma Aluno CFSd Rodrigo Leite de Almeida estão aptos a assumir as funções desempenhadas por um profissional de segurança pública nas ruas do Estado. O nome adotado é uma homenagem a um companheiro de farda do formandos que faleceu após um atropelamento em agosto de 2020.

Esta turma, a segunda ingressante no ano de 2019 e oriunda do concurso de 2014, integra o número de 1.900 policiais militares formados nos últimos dois anos. Devido às suspensões de aulas em março decorrentes da pandemia, o calendário precisou ser reformulado. O CFAP buscou adequações para o retorno das atividades com segurança e em sistema híbrido em agosto. Os formandos foram testados ao longo da continuação do curso até a data da cerimônia. Cerca de 1.500 alunos seguem em formação no Centro de Formação.

Ao longo de um ano de curso, além das aulas voltadas para técnicas de patrulhamento e capacitação para porte e uso de armamentos, a filosofia do policiamento de proximidade também fez parte da instrução dos novos policiais. 

"A formatura destes alunos como profissionais prontos para servir e proteger é de destacada importância neste momento que atravessamos. Estes novos soldados serão direcionados para atuarem mais próximos da população, visando o aumento da sensação de segurança, a integração com a sociedade e a consequente redução dos índices de criminalidade", explicou o Secretário de Estado de Polícia Militar, Comandante-Geral Coronel PM Rogério Figueredo.

Os formandos prestarão o compromisso perante a Bandeira Nacional seguindo as orientações específicas desse período - distanciamento, uso de máscaras, higienização com álcool em gel e medição de temperatura. Haverá um telão exibindo imagens da formatura para que o público presente, que foi limitado, possa acompanhar a cerimônia evitando aglomerações. A Polícia Militar também transmitirá o evento pelo seu perfil oficial no Instagram (@policiamilitar_rj).

Matérias Relacionadas