Tráfico invade bairro da Trindade e barricadas limitam o direito de ir e vir
Com rapidez novas barricadas do tráfico surgem pelas ruas do bairro

A saga dos moradores de São Gonçalo para usufruírem do direito constitucional de ir e vir não é novidade para ninguém, mas a rapidez com que novas barricadas do tráfico são criadas tem sido surpreendente.
Na Trindade, a situação dos moradores está cada dia mais difícil. Ruas residenciais estão sendo utilizadas por traficantes que buscam aumentar o domínio territorial. Se antes, as barricadas eram instaladas nas vielas e nos becos do interior das comunidades, agora as ruas que cercam as áreas mais conflitantes passaram a servir como reduto de proteção, onde as viaturas da polícia não passam. Nem os veículos dos moradores, nem as carretas com encomendas, nem os carros dos Correios.
Numa espécie de bairro sitiado, assim como o vizinho Salgueiro, os moradores da Trindade sentem que a expressão "enxugar gelo" nunca fez tanto sentido.
"Chegamos a denunciar até ao Ministério Público. O jornal O São Gonçalo já fez diversas outras matérias sobre nossa situação. A polícia já chegou a retirar algumas barricadas, mas são recolocadas muito rápido. Precisamos de uma ação contínua. Não está adiantando vir somente para fazer a retirada. Quando a polícia vai embora, eles colocam de novo, as vezes no mesmo dia. Precisamos de uma permanência da polícia na região", disse um morador que, por medo de represálias, preferiu não se identificar.
No final de setembro, após uma matéria divulgada pelo OSG a Polícia Militar fez uma mega operação no bairro e retirou inúmeras barricadas. Porém, segundo moradores, todas - e mais algumas - já foram recolocadas.
Na Rua Cabo Frio, a barricada agora é ainda mais "profissional". Para tentar dificultar a ação da polícia, os criminosos abriram mão dos conhecidos entulhos e fizeram a barreira com estacas de ferro concretadas no chão.
Além dessa rua, os moradores denunciam que também estão com barricadas nas Ruas Barra Mansa, Maria Amélia de Almeida, Nigéria, Macaé, Vital Brasil, e muitas outras.
A Prefeitura da cidade já informou em outros casos que retirada de barricada em áreas conflitantes é uma questão de segurança pública e deve ser retirada pela polícia.
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o 7ºBPM (São Gonçalo) tem atuado na retirada de obstáculos colocados em vias públicas do município de São Gonçalo, além de aplicar o policiamento ostensivo voltado para coibir práticas criminosas.
Na tarde de segunda-feira (07/12), equipes do 7ºBPM estavam em patrulhamento pelo bairro Trindade quando encontraram obstruções em ruas do bairro e as mesmas foram removidas (Rua Cabo Frio, Rua Cuiabá e Rua Itajubá).
O batalhão seguirá atuando na região com base na análise da mancha criminal, em denúncias e dados do Setor de Inteligência. A população pode contribuir denunciando movimentações criminosas através do Disque Denúncia - (21) 2253