Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

"Desurbanizaçao": traficantes do Complexo do Salgueiro provocam engarrafamento para instalar barricadas

Moradores denunciam aumento de barricadas colocadas por criminosos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de outubro de 2020 - 09:00
Segundo esses moradores, nem mesmo os carros blindados da Polícia tem conseguido passar pelas barricadas atuais
Segundo esses moradores, nem mesmo os carros blindados da Polícia tem conseguido passar pelas barricadas atuais -

Presenciar homens fortemente armados impondo medo e ditando regras, é  normal para quem circula pelo Complexo do Salgueiro, no bairro de mesmo nome, em São Gonçalo. Mas, na última segunda-feira (26), quem tentou atravessar o conjunto de favelas precisou ter calma para encarar um longo engarrafamento. O motivo? Obra de implementação de novas barricadas do tráfico de drogas. 

Enquanto o poder público se mantém quase inexistente dentro da área considerada como uma das mais perigosas do Estado, os traficantes seguem com seus planos de "desurbanizaçao". 

Uma das características do Complexo do Salgueiro é ter suas vias principais planas e asfaltadas. Uma realidade diferente para quem mora em comunidade. Porém, o que poderia ser um alívio para a população tem se tornado um pesadelo pior a cada dia. 

"Eles só pensam em dinheiro. Acabou a preocupação de traficantes com morador. A gente precisa pedir para passar pela barricada. As que são possíveis tirar, a gente tira e entra. E as que não saem? Os moradores simplesmente não podem entrar em casa com seus carros e ponto. Ninguém faz nada. Ninguém olha por nós", desabafou um morador do Salgueiro.

Já um outro morador contou ao OSG como tem sido a rotina de conviver com as constantes obras do tráfico. 

"Ficamos parados esperando. Eles fecham as ruas na hora que querem. Ontem (25) ficamos parados na Estrada das Palmeiras esperando eles prenderem ao chão pedaços de trilho de trem. Formou engarrafamento, tinha ônibus com passageiros, carros de moradores. Todo mundo preso no meio da Estrada. Perdemos nosso direito de ir e vir". 

Segundo esses moradores, nem mesmo os carros blindados da Polícia tem conseguido passar pelas barricadas atuais.

"Eu só queria entender porque nem a polícia tira. Fazem um monte de operação aqui dentro e não retiram nada. Nem o caveirão passar em alguns locais. A barricada não está só na Estrada das Palmeiras, não. Tem pelo Complexo todo", afirmou o morador, que teve o nome preservado para evitar qualquer tipo de retaliação do tráfico. 

Afinal, as barricadas podem até serem novas, mas a lei do silêncio é antiga e segue sendo cobrada dentro do conjunto se favelas. 

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que as ações de ostensividade do 7ºBPM (São Gonçalo) são aplicadas com rondas usando a viatura blindada com o intuito de coibir práticas e movimentações criminosas. 

É importante considerar que a retirada de obstáculos colocados em vias públicas demandam mobilização de efetivo, incluindo a análise dos potenciais riscos envolvidos, as áreas onde são colocados e utilização de equipamentos adequados. Também lembramos das considerações, sobretudo, a respeito do resguardo com a vida da população local, policiais militares envolvidos e demais pessoas que circulam nestas regiões.

Matérias Relacionadas