Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Portal dos Procurados pede informações sobre envolvidos em grupo paramilitar

Esta milícia atua em Duque de Caxias

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de outubro de 2020 - 18:00
Imagem ilustrativa da imagem Portal dos Procurados pede informações sobre envolvidos em grupo paramilitar

Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, representada pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense –DHBF -, em conjunto com o Ministério Público do Estado por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado – GAECO - fizeram uma operação na manhã da última quinta-feira (8), denominada ”Operação Próspera”, que visou  cumprir 25 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão para desarticular uma organização criminosa – Milícia -  com atuação no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. 

O Portal dos Procurados, visando auxiliar a Delegacia de Homicídios da Baixada – DHBF – está divulgando nesta quarta-feira, dia 14/10, um cartaz para ajudar na localização e na consequente prisão dos seguintes criminosos que ainda se encontram em liberdade, depois da operação, são eles: Alex Júnior Marcelino do Nascimento, de 26 anos; Cleber Luiz da Silva, de 18; Davidson Sanches Melo, o Moranga, de 23; Carlos de Sousa Martins, o CL, de 39 e Leandro dos Santos Moura, o Cagão, de 31 anos. Os cincos já são considerados foragidos da Justiça. 

A operação foi coordenada pelo Delegado Titular da DHBF, Drº Uriel Alcântara Machado, que presidiu a investigação na 60ª DP (Campos Elíseos) durante o período de janeiro/2019 a junho/2020, identificando integrantes da milícia com atuação nos bairros de Saracuruna, Vila Urussaí e Jardim Primavera, responsáveis por diversos homicídios, extorsões a moradores, comerciantes, mototáxis e transporte alternativo de van, explosões a caixas eletrônicos, sequestros, entre outros crimes, impondo verdadeiro terror a população local. 

No curso da investigação a colheita de provas foi implementada, dentre outras formas, por diversas diligências resultando na prisão de 31 prisões de milicianos até junho/2020, em flagrante delito ou por força de mandado de prisão contra foragidos por crimes cometidos e investigados anteriormente. 

Ao longo do segundo semestre de 2019, sobretudo com a fragilização do grupo que dominava a área após tais prisões, surgiu um conflito entre grupos de milicianos rivais que passaram a disputar sangrentamente o domínio do território com homicídios, vitimando inclusive inocentes, sob ordens de criminosos de dentro do presídio e o apoio de milicianos de outras regiões, a exemplo das comunidades do Quitungo e Guaporé em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio de Janeiro. 

Foram identificados três núcleos distintos que vinham disputando o controle do território e orquestrados especialmente por lideranças que encontravam-se presas. Com a operação deflagrada e as prisões realizadas ao longo da investigação, efetivamente 56 milicianos com atuação na mesma região foram capturados e/ou responsabilizados criminalmente pelos crimes cometidos. 

Os mandados foram cumpridos em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, nas Comunidades do Guaporé e Quitungo em Brás de Pina/RJ e no município de Carmo, na Serra Fluminense. 

A operação contou com apoio da Delegacia de Homicídios da Capital -DHC, da 112º DP (Carmo) e da  3ª DPJM. Após a identificação e indiciamento dos criminosos no curso do inquérito policial, a denúncia foi oferecida pelo GAECO e os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal do Município de Duque de Caxias/RJ, sob o número: 0028071-80.2019.8.19.0021, pelo crime de Extorsão (Art. 158 - CP), com pedido de Prisão Preventiva.

Quem tiver qualquer informação a respeito da localização desses foragidos da Justiça, favor denunciar pelos seguintes canais: Whatsapp Portal dos Procurados (21) 98849-6099; pelo facebook/(inbox), endereço: https://www.facebook.com/procuradosrj/, pela mesa de atendimento do Disque-Denúncia (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177 , ou pelo Aplicativo para celular – Disque Denúncia e tambémtambém pelos aplicativos: https://twitter.com/PProcurados, e https://www.instagram.com/portal.dos.procurados. A partir de agora as denúncias também podem ser feitas pelo site dos Procurados (www.procurados.org.br), na parte superior do site – Denuncie -. Em todos os casos, o anonimato é garantido.

Todas as informações sobre a localização dos foragidos serão encaminhadas para DHBF que está encarregada do caso e do inquérito criminal.

Matérias Relacionadas