Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Presos recebem regalias e fazem festa dentro de presídio, em São Gonçalo. Veja o vídeo!

Detentos foram transferidos para Bangu 1 após a repercussão do caso

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de setembro de 2020 - 16:12
Presos fazem 'festinha' dentro de cadeia em São Gonçalo
Presos fazem 'festinha' dentro de cadeia em São Gonçalo -

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra presos fazendo 'festinha' em uma das celas da Cadeia Pública Tiago Teles de Castro Domingues, localizada no bairro de Santa Luzia, em São Gonçalo. Nas imagens, três presidiários se divertem com bebidas, e música alta. De acordo com um funcionário que trabalha dentro da cadeia, essa situação aconteceu há 10 dias, mas não foi um caso isolado.

Autor: Reprodução/ O Dia
 

Outros funcionários confessaram ao O DIA que alguns presos são tratados com regalias, recebendo as melhores celas e afrouxamento da direção da unidade e também dos seguranças. Além disso, desde o período de pandemia causada pela Covid-19, muitos protocolos foram deixados de lado.

Os chamados "presos de confiança" recebem até a chave das celas para tomarem conta e conseguem ter acesso às drogas, bebidas e momentos de lazer. 

Cadeia Pública Tiago Teles de Castro Domingues, em São Gonçalo
Cadeia Pública Tiago Teles de Castro Domingues, em São Gonçalo |  Foto: Divulgação
 

Diante da denúncia, a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) disse, por meio de nota, que três presos que aparecem nas imagens foram identificados e transferidos para a penitenciária de segurança máxima Bangu 1.

Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária esclarece que, ao tomar conhecimento do fato, iniciou um procedimento de apuração para verificar a data aproximada em que o vídeo feito e identificou três presos que participaram da ação.

Os três envolvidos na gravação realizada no Presídio ISAP Tiago Teles de Castro Domingues, em São Gonçalo, foram transferidos, preventivamente, para a Penitenciária de segurança máxima Laércio da Costa Pelegrino (Bangu 1), e responderão a um processo de transgressão disciplinar.

Além disso, foi realizada uma vistoria na cela dos presos onde foi encontrado um aparelho celular.Ressaltamos que a unidade prisional instaurou uma sindicância para apurar os fatos e verificar se houve alguma falha de procedimento para que ocorresse o ingresso do material irregular encontrado.

A Seap destaca que não compactua com qualquer tipo de irregularidade e vai intensificar, ainda mais, as ações de repressão que estão acontecendo para combater a entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais."

Matérias Relacionadas