Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2389 | Euro R$ 5,5789
Search

Comando Vermelho mantém memorial em homenagem a 'soldados' mortos, no Salgueiro

Em pintura, há mais de nomes escritos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de junho de 2020 - 12:09
Em pintura, há mais de  nomes escritos
Em pintura, há mais de nomes escritos -

Por Thiago Soares

Heróis de guerra. É assim que antigos líderes e 'soldados' do Comando Vermelho (CV), mortos em 'batalha', são tratados pela cúpula da facção criminosa no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Em um muro, numa das ruas da favela, há um verdadeiro memorial em homenagem a estes homens, com o nome ou o 'vulgo' de importantes figuras do tráfico.

Na pichação, há pelo menos 50 nomes sendo homenageados. Alguns deles desconhecidos, e outros 'bem famosos', tendo tido destaque nas páginas policiais.

Um dos principais é o Pixô. Ele era apontado pela polícia como o controlador da venda de drogas no Complexo do Salgueiro entre os anos 90 e 2000 e acabou sendo morto pela Polícia Militar em 2002.

Outro que morreu durante operação policial, desta vez realizada pela Polícia Civil, foi Picareta. Ele, que era foragido do sistema penitenciário e tinha dois mandados de prisão, teria sido um dos autores do sequestro e homicídio de sargento da Polícia Militar em janeiro de 2004.

Outro nome importante na lista de homenagens é o de Gardenal. Ele era apontado pela polícia como um dos principais seguranças do traficante Ricardo Severo, o Faustão. Gardenal foi morto em novembro de 2017 durante operação policial que terminou com sete mortos no Complexo do Salgueiro.

Schumaker Antonácio do Rosário, o Schumaker ou F1, é outro nome que figura na lista. Ele foi morto pelo seu então aliado Thomas Jayson Gomes Vieira, que na época atendi por 2N, mas logo virou 3N quando 'pulou' de facção.

Matérias Relacionadas