Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Exclusivo - Mãe de jovem morto no Salgueiro mostra casa metralhada por policiais; veja o vídeo

Adolescente foi baleado e morreu em hospital no Rio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de maio de 2020 - 11:43
Adolescente foi baleado e morreu em hospital no Rio
Adolescente foi baleado e morreu em hospital no Rio -

Por Alan Emiliano

Dia 18 de maio de 2020. Três helicópteros, quatro blindados do Comando de Operações Táticas (COT), lanchas e mais de 50 policiais - civis e federais - envolvidos em uma operação que visava encontrar o traficante Ricardo Severo, o Faustão, apontado como uma das lideranças do Comando Vermelho (CV) em São Gonçalo. O resultado: a morte de João Pedro de Matos Pinto, de apenas 14 anos, atingido por um disparo enquanto brincava com seus primos no interior de uma residência na Rua Expedicionário Geraldo Rosa, no bairro Itaoca, em São Gonçalo.

O jovem João Pedro havia acabado de sair da sua residência, localizada na Travessa Adelina, para encontrar com os primos e se divertir em meio a um período difícil decorrente da quarentena imposta pelo coronavírus. Chegando na casa dos entes queridos, a vítima teve pouco tempo para brincar ao celular, pois a casa foi invadida e virou cenário de filme de terror. Durante a ação dos policiais, que afirmavam terem visto três traficantes no interior da residência, a criança foi baleada e levada de helicóptero - sem os familiares - para a Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde foi atendido por funcionários do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos.

“É inadmissível o que esses homens fizeram com o meu filho, ele não tinha envolvimento com nada, era uma pessoa muito querida por todos. Pegaram o meu filho, colocaram no avião e não deixaram ninguém ir com eles. Ficamos horas sem notícias do meu pequeno, por quê? Por que fizeram isso com o João Pedro? O que será da minha vida sem meu filho? Que os responsáveis sejam punidos, o meu filho não irá voltar, mas o marginal que fez isso terá que pagar pelo erro”, disse a mãe da criança, Rafaela Coutinho, de 36 anos.

Após o socorro de João Pedro, começou a aflição por notícias para saber para onde o jovem tinha sido levado. Os familiares fizeram buscas por hospitais de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro, além de terem ido a delegacias, como a Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo, mas não obtiveram nenhuma resposta. Até que a notícia que a família menos esperava receber chegou: o corpo de João Pedro estava no Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó, em São Gonçalo, onde familiares e amigos realizaram, na manhã de terça-feira (19), os procedimentos para o sepultamento do jovem que é mais uma vítima do problema de segurança pública presente em todo o Estado do Rio de Janeiro.

“A casa em que o João Pedro estava é sempre visada pela polícia em épocas de operação, pois é uma casa bonita com piscina e os policiais acreditam se tratar de um esconderijo de traficantes e não é. Quer dizer que o pobre não pode trabalhar e conquistar uma casa boa?! Eles vieram aqui, fizeram uma tragédia e quem irá pagar? Quem vai ficar responsável pela morte do meu sobrinho? Vocês acabaram com a família da Rafa, do Neilton - pai do João Pedro - e agora? Tenho certeza que essa operação não foi barata, vieram aqui, mataram uma criança e mais nada. É inadmissível”, disse uma tia da criança, que preferiu não se identificar.

Um vídeo gravado por familiares da criança mostra a resultado do confronto entre os policiais e os traficantes no interior da residência do avô de um dos primos da vítima. Em diversas partes da casa, podem ser vistos marcas de disparos de armas de fogo e uma poça de sangue no meio da sala.

Autor: Arquivo Pessoal

A versão da Polícia Federal - Agentes da Polícia Federal, em conjunto com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), realizaram uma operação, na tarde desta segunda-feira (18), em diversas localidades do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

A ação, que contou com o apoio de helicópteros, lanchas e veículos blindados, teve início por volta de 14h. De acordo com a polícia, os agentes viram três criminosos fugindo para o interior de uma residência - onde João Pedro estava - e começou uma busca pelos criminosos.

Na ação, os policiais afirmaram que os criminosos realizaram diversos disparos em direção aos agentes e iniciou-se uma intensa troca de tiros. Logo depois, os policiais encontraram o jovem caído no chão e socorreram a vítima para um hospital da Lagoa, onde a criança não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Matérias Relacionadas