Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Garoto de 14 anos é morto com tiro de fuzil em operação da Polícia Federal no Complexo do Salgueiro

O caso do menino João Pedro mobilizou todas as redes sociais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de maio de 2020 - 09:51
O menino tinha 14 anos
O menino tinha 14 anos -

Por Ana Carolina Moraes*

A Polícia Civil confirmou a morte do adolescente João Pedro Matos Pinto, de 14 anos, que estava desaparecido desde a tarde da última segunda-feira (18), após ser baleado na barriga, enquanto estava dentro de casa, durante uma operação conjunta da Polícia Federal e Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, no  Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

De acordo com a Polícia Civil, a ação tinha o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão de líderes do Comando Vermelho (CV). Em nota, a Secretaria de Segurança alega que traficantes tentaram fugir e, para isso, pularam o muro de uma casa e começaram a atirar e lançaram granadas contra os policias. Na operação, foram apreendidas granadas e uma pistola. A narrativa da Polícia é de que no meio do confronto, João Pedro acabou sendo baleado dentro de casa.

Desde o final da tarde dessa segunda feira (18), os pais e familiares de João Pedro publicaram relatos nas redes sociais, contando sobre o ocorrido e pedindo ajuda para localizar o filho, que havia sido baleado e colocado num helicóptero da polícia.Além do garoto, outro adolescente, que seria primo dele, também teria sido levado na aeronave.

"GENTE PELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM ESSE É O MEU PRIMO JOÃO PEDRO MATOS PINTO TEM 14 ANOS E ESTAVA HOJE POR VOLTA DAS 16h EM CASA NA (PRAIA DA LUZ) SÃO GONÇALO RJ EM UMA OPERAÇÃO DA POLÍCIA OS TRAFICANTES ENTRARAM NA CASA E OS POLICIAS SAÍRAM ATIRANDO E ATINGIU ELE NA BARRIGA", escreveu um internauta no Twitter.

A partir desse momento, a internet se mobilizou e buscou encontrar respostas para a família de João Pedro. A deputada federal Talíria Petrone também usou suas redes sociais para tentar ajudar a família a encontrar João Pedro.

"A família de João Pedro, jovem baleado ontem dentro dentro de casa - que foi invadida por policiais - e depois levado por um helicóptero, segue sem notícias dele. Num país em que um jovem negro é morto a cada 23 minutos, precisamos saber onde está João Pedro! #ProcurasePorJoãoPedro"

Em nota, a Polícia Civil informou que o jovem baleado foi socorrido por um helicóptero e foi atendido por médicos do Corpo de Bombeiros, mas o menino não resistiu e acabou morrendo. O corpo de João Pedro foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de São Gonçalo.

A nota da Polícia Civil também informa que o caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI).

"A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) instaurou inquérito para apurar a morte de um adolescente ferido durante operação da Polícia Federal com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Foi realizada perícia no local e duas testemunhas prestaram depoimento na delegacia. Os policiais foram ouvidos e as armas apreendidas para confronto balístico. Outras diligências estão sendo realizadas para esclarecer as circunstâncias do fato".

Em nota, a Polícia Federal informou que "acompanhará e prestará todas as informações e apoio necessário à elucidação dos fatos."

Confira a matéria anterior feita pelo O SÃO GONÇALO que fala sobre a operação que ocorreu no Complexo do Salgueiro na última segunda-feira (18): https://www.osaogoncalo.com.br/seguranca-publica/82437/policia-federal-faz-operacao-no-salgueiro-em-sao-goncalo-veja-video

*Estagiária sob supervisão de Ari Lopes 

Matérias Relacionadas