Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

GM registra 14 ocorrências nos cinco dias de carnaval no Rio

Oito aconteceram em blocos e no entorno do Sambódromo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de fevereiro de 2020 - 08:28
Foram realizadas 82 ações preventivas de controle de delitos
Foram realizadas 82 ações preventivas de controle de delitos -

A Guarda Municipal do Rio atuou em 14 ocorrências com a prisão de 13 suspeitos de furto, lesão corporal, tráfico de drogas, além de casos de desacato, desobediência, injúria racial e de auxílio à vítima de assalto desde sexta-feira, dia 21, durante a Operação Carnaval na cidade. Do total de ocorrências, oito aconteceram em blocos e no entorno do Sambódromo.

O Núcleo de Videopatrulhamento realizou 82 ações preventivas de controle de delitos, até as 17h desta quarta-feira, dia 26, por meio do monitoramento das câmeras da prefeitura, no Centro de Operações Rio. Ao todo, foram feitos 68 acompanhamentos de pessoas suspeitas de praticar furtos na orla da Zona Sul. O suporte deste serviço de segurança resultou na prisão de três homens efetuada pelo Grupamento Especial de Praia e Marítimo da Zona Sul na sexta-feira, dia 21.

"O grande diferencial desse ano foi o gabinete de operação do carnaval, projeto piloto criado pelo prefeito Marcelo Crivella no Centro de Operações, onde ele coordenava pessoalmente as ações e os titulares das pastas davam as respostas in loco para cada situação. Além disso, as barreiras funcionaram muito bem nos megablocos e os foliões respeitaram e muitos disseram que se sentiram mais seguros", afirmou a comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes.

Os guardas municipais atuaram também em ações de fiscalização de trânsito e também nos pontos de bloqueio montados pela CET-Rio para o carnaval no Sambódromo e nos blocos que desfilaram em diversos bairros de todas as regiões da cidade. A fiscalização de trânsito resultou na aplicação de 3.327 multas por diversas infrações até terça-feira, dia 25, entre elas o estacionamento irregular na calçada e em local proibido. Além disso, o Serviço de Videofiscalização registrou, por meio de câmeras, 324 infrações de trânsito nos quatro pontos monitorados da cidade (Aeroporto Internacional Tom Jobim, Rodoviária Novo Rio, Largo do Machado e Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell).

Uma equipe com dez motociclistas do Grupamento Especial de Trânsito fez a escolta diária dos carros alegóricos de 32 escolas de samba de quinta-feira, dia 20, até terça-feira, dia 25, incluindo as escolas mirins. Os motociclistas acompanharam o deslocamento das alegorias no percurso entre a Cidade do Samba e a Marquês de Sapucaí. Durante o trajeto, diversas ocorrências foram registradas pelos agentes, como alegorias que quebraram no meio do caminho e carros com dimensões maiores do que os postes e as placas suspensas das vias, bloco não autorizado atrapalhando o percurso, além da chuva que atingiu a cidade. Mesmo com as intercorrências, todos os carros foram escoltados sem nenhum acidente.

As ações da Guarda Municipal são integradas com diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como a Coordenadoria de Controle Urbano, Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques e a Comlurb, por meio do programa Lixo Zero.  As equipes também trabalham em conjunto com a Polícia Militar no esquema de barreiras de segurança montadas em grandes blocos para impedir o acesso de itens proibidos, como garrafas de vidro, fogos de artifício, artefatos explosivos, bandeiras, carrinhos de alimentos, entre outros.

Ação preventiva - Equipe do Grupamento de Ronda Escolar e profissionais do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA) realizaram ações preventivas de segurança em 11 blocos de carnaval e no desfile das escolas de samba mirins na terça-feira, dia 25. Durante a ação, 3.700 pulseiras de identificação foram distribuídas para facilitar a localização de crianças perdidas, além de 4.170 ventarolas e folhetos com dicas de segurança para pais e responsáveis.

Nesta quarta-feira, dia 26, as equipes atuaram em diversos blocos que saíram pelas ruas da cidade, entre eles, “Me Enterra na Quarta”, em Santa Teresa; Agytoé, no Centro; e “Ainda Aguento”, na Ilha do Governador. Além dos blocos, guardas municipais também atuam no Sambódromo, onde acontece a apuração dos desfiles das escolas de samba do grupo especial.

Matérias Relacionadas