Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1626 | Euro R$ 5,5173
Search

Polícia Militar do Rio lança aplicativo de celular para receber denúncias

Por enquanto, o app está funcionando apenas em Caxias e Irajá

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de novembro de 2019 - 11:20
Batalhão de Irajá, na Zona Norte do Rio
Batalhão de Irajá, na Zona Norte do Rio -

A partir desta quinta-feira (28) começa a funcionar o aplicativo da Polícia Militar que vai receber denúncias de crimes e irregularidades no estado. Um dos diferenciais do app 'Linha Direta' é permitir que a vítima peça ajuda sem que o criminoso perceba. Apesar de utilizar esse recurso, as denúncias ainda poderão ser feitas através do canal 190.

Para não deixar rastro, o recurso foi desenvolvido com uma inteligência capaz de fechar de forma automática o app no telefone celular, imediatamente depois de enviar a mensagem de perigo, evitando que o agressor descubra o chamado. A mensagem enviada para os PMs também pode ser enviada também para uma rede de contatos.

Segundo o criador do aplicativo, para utilizá-lo o usuário só precisa fornecer o nome, telefone e localização. No passo seguinte, é enviado uma senha que será utilizada para baixar o app.

Para fazer a ocorrência, o morador cadastrado precisa gravar um áudio de até 15 segundos narrando o problema.

Segundo a Polícia Militar, o tempo médio de atendimento das ocorrências caiu, nos testes já realizados, de 14 minutos para 45 segundos, o que muitas vezes pode evitar um crime. No app, o cidadão pode indicar se vai notificar a PM ou apenas as pessoas próximas.

Neste momento, o recurso está funcionando apenas nas área do batalhão de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e em Irajá, na Zona Norte do Rio, mas a previsão é que seja expandido para todo o estado do Rio.

Matérias Relacionadas