Concurso para Guarda Municipal de Niterói tem mais de 50 mil inscritos

Serão cinco etapas, com provas de conhecimentos e testes físicos

Enviado Direto da Redação

O concurso para a Guarda Municipal de Niterói, que encerrou o período de inscrições no último domingo (31), teve 51.113 inscritos. Os candidatos disputarão uma das 142 vagas, sendo 15 vagas específicas para pessoas com deficiência. A primeira prova será realizada no dia 28 de abril e a banca organizadora é o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon). O salário inicial para a Guarda é de R$ 2.881,27, e o concurso terá formação de cadastro reserva para o quadro permanente.

A Guarda de Niterói conta hoje com um efetivo de 572 agentes, que passam periodicamente por cursos de reciclagem e de especialização em diversas áreas, desde treinamento físico a técnicas diferenciadas de abordagem. 

No Exame Antropométrico, os candidatos deverão apresentar a altura mínima exigida em edital diferenciada para cada sexo (mulher 1,60m e homem 1,70m).

O secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, destaca que a Prova de Capacidade Física exigirá dos candidatos desempenho satisfatório em cada exame previsto. Ele aconselha que os candidatos comecem a trabalhar o preparo físico, com base nos exames que compõe a prova e que estão bem detalhados no edital.

“Todas as exigências das avaliações previstas no concurso estão relacionadas às atribuições do cargo. É necessário que o candidato apresente conhecimento específico das disciplinas propostas para a prova objetiva, além de preparo físico, equilíbrio psicológico, condições de saúde satisfatórias e conduta social ilibada, a fim de que, caso venha a fazer parte do quadro efetivo da GCM-Niterói, possa prestar o melhor serviço à população da nossa cidade, que é o maior objetivo da Prefeitura com a realização deste concurso”, orienta Gilson Chagas.

Edital – De acordo com o edital, serão cinco etapas, com provas de conhecimentos, exame antropométrico e prova de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico e investigação social e documental. A primeira fase, uma prova de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, conhecimentos Básicos de Direito e de Informática e conhecimentos sobre Niterói.

O candidato deve ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, estar no exercício dos direitos civis e políticos e quite com as obrigações militares e eleitorais. O grau mínimo de escolaridade é ensino médio completo e é necessário ter, no mínimo, 18 anos na data da posse. Também não deve possuir contra si decisão judicial em ação penal, com trânsito em julgado, incompatível com o exercício do cargo e possuir idoneidade moral.

Além disso, todos os aprovados deverão participar de Curso de Formação Profissional, de acordo com a Matriz Curricular Nacional para formação de Guardas, do Ministério de Segurança Pública. Mais informações sobre o concurso no Diário Oficial do Município ou no site www.selecon.org.br.

Veja também