Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

2N escapa de 1.500 policiais e da sentença de morte de Rabicó em SG

Operação no Salgueiro causou um 'racha' entre Rabicó e 2N

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de dezembro de 2018 - 07:30
Megaoperação conta com mais de mil homens das Forças de Segurança no Salgueiro
Megaoperação conta com mais de mil homens das Forças de Segurança no Salgueiro -

Devido ao horário de verão, o dia ainda estava escuro, quando por volta de 6h de quinta-feira, dia 29 de novembro, 1.100 homens das Forças de Segurança e mais de 500 policiais militares e civis cercaram o Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, numa das maiores operações já realizadas em uma comunidade do Estado do Rio, após a intervenção federal decretada pelo presidente Michel Temer em fevereiro desse ano.

O objetivo dos policiais, mais uma vez, era prender o traficante Thomas Jhaílson Vieira Gomes, o 2N, que controla o comércio de drogas no local, por ordem de Antonio Ilário Ferreira, o Rabicó, preso num presídio federal de segurança máxima, em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Além de 2N, os agentes de segurança tinham mais 70 mandados de prisão para serem cumpridos, fruto de meses de investigações e mapeamento de uma área considerada o 'quartel general' do Comando Vermelho (CV). É no Salgueiro que os líderes da facção costumam realizar suas reuniões, e onde os 'chefões' se abrigam quando a repressão aumenta nas comunidades do Rio.

Mesmo diante de todas as informações do Setor de Inteligência, os policiais só conseguiram cumprir 31 dos 71 mandados de prisões, e mais uma vez, 2N e seus principais 'assessores', como Luiz Ricardo Monteiro Cunha, o Ricardinho, Marcos Antonio Jacinto da Silva, o Biscole, conseguiram escapar. 

Apesar de não ter atingido seu objetivo principal, a operação causou um 'racha' entre Rabicó e 2N. Segundo os investigadores, Rabicó foi pressionado pela cúpula do CV, já que constantes roubos de cargas e assaltos a motoristas na BR-101, no entorno da comunidade, estavam chamando a atenção das autoridades e causando prejuízos ao tráfico.

Foi então, que Rabicó deu ordens para que 2N entregasse parte do controle das 'bocas de fumo' para Adenilton de Madureira Vasconcelos, o Tilu da Balança. As investigações apontam que 2N marcou uma reunião com Tilu, e durante uma discussão, ele acabou sendo morto.

Desde então, o clima era de apreensão entre moradores do Complexo do Salgueiro, que temiam um 'banho de sangue' na comunidade. Após várias reuniões entre integrantes da cúpula do CV, com a participação de traficantes do Rio, como Ricardo Severo, o Faustão da Penha, e Edgar Alves, o Doca do Alemão, estrategicamente, 2N teria conseguido recolher todos os fuzis em mãos dos traficantes do Complexo, antes que a ordem de Rabicó se espalhasse.

Com isso, conseguiu um poder de barganha, e durante esse fim de semana, em dois bailes funks realizados no Buraco Quente (BQ), na Trindade, e no Jardim Catarina, frequentadores comentavam que a paz está selada. Por enquanto.

Matérias Relacionadas