Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Facções se unem em presídios para expandir territórios em SG e Niterói

Terceiro Comando e ADA querem implantar bocas-de-fumo em redutos do CV

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de novembro de 2018 - 21:00
Última invasão aconteceu na comunidade do Buraco do Boi
Última invasão aconteceu na comunidade do Buraco do Boi -


Por trás das recentes disputas envolvendo facções criminosas em São Gonçalo e Niterói, existe a união de dois antigos grupos de traficantes. Segundo investigações da polícia, o 'Terceiro Comando Puro' (TCP) se aliou à facção 'Amigos dos Amigos' (ADA) para tentar expulsar as quadrilhas do 'Comando Vermelho' (CV) de algumas comunidades nas duas cidades. O plano,  articulado por lideranças encarceradas em presídios no estado, seria aumentar o faturamento com a venda de drogas, de sinais clandestinos de TV a cabo e gás.

A união das duas facções e é chamada informalmente de 'Terceiro Comando dos Amigos' (TCA). O episódio mais recente dos conflitos armados aconteceu na comunidade do Buraco do Boi, no Barreto, antigo reduto do 'Comando Vermelho' na Zona Norte de Niterói, na madrugada da última sexta-feira. De acordo com a Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG), oito traficantes da favela do Sabão, em São Lourenço, ligados à ADA, invadiram o Buraco do Boi, armados com fuzis e pistolas, com o apoio do TCP. No ataque, os bandidos executaram a tiros um homens acusados de chefiar as bocas-de-fumo do morro, Diego Santos Gomes, mais conhecido como 'Ploc', de 28 anos.

'Ploc' era ligado ao 'Comando Vermelho' há mais de seis anos, estava foragido da justiça com mandados de prisão em aberto e já tinha passagens pela polícia por associação ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma e roubo.

A a invasão, segundo a polícia, teria sido organizada por Jorge Fraga de Oliveira Júnior, o 'Cachorrão'. Ele também é um “cria” da comunidade, que foi expulso e mudou de facção. Na invasão ao Buraco do Boi, ele estaria acompanhado por Alessandro Luiz Vieira Moura, o 'Vinte Anos', ex-presidiário condenado por tráfico de drogas. que está foragido desde o mês passado, quando conseguiu progressão para o regime semi aberto e não voltou. 

'Vinte Anos', segundo a polícia, recebeu a missão de articular a expulsão de traficantes do 'CV', inicialmente, em seu antigo reduto, a comunidade da Nova Grécia, na região de Tribobó, São Gonçalo. Há três semanas, cerca de 50 homens da comunidade do Sabão invadiram o local e duas mulheres foram baleadas.        

Matérias Relacionadas