Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0665 | Euro R$ 5,8376
Search

Bailes ‘proibidões’ de São Gonçalo são divulgados nas redes sociais

Os eventos acontecem nas comunidades de quinta a domingo

relogio min de leitura | Redação 21 de novembro de 2018 - 08:56
O último baile do Salgueiro divulgado no Facebook aconteceu no último dia 18 de novembro
O último baile do Salgueiro divulgado no Facebook aconteceu no último dia 18 de novembro -

Nem mesmo as constantes operações das Forças de Segurança no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, e o cerco por terra, céu e mar inibem a ação de criminosos que continuam promovendo bailes de funk e pagode no interior da comunidade. Esses eventos atraem milhares de pessoas e coloca São Gonçalo em uma das principais ‘rotas turísticas’ com a promoção do tráfico de drogas. O Baile do 13, que acontece na Rua Francisco José da Cunha, e também na área conhecida como Balança, é divulgado através das redes sociais.

Em uma das páginas no Facebook, eles apresentam um podcast (arquivo digital de áudio transmitido através da internet), onde durante pouco mais de 50 minutos, o visitante pode “curtir” o que será apresentado no baile por um DJ local. Na abertura do áudio, o tom ameaçador impera: “Aqui você dança e balança, mas se vacilar o jacaré te come”, fazendo referência ao réptil que, segundo informações de moradores, é criado pelo tráfico do local e alimentado com restos mortais de desafetos dos criminosos. A página, além de apresentar a agenda de bailes

– o último aconteceu no dia 18 (domingo) – também tem apelo sexual e divulga, inclusive, fotos de jovens nuas. O perfil apresenta mais de seis mil curtidas e muitos usuários pedem que os administradores expandam suas formas de contato através de outras redes sociais como por exemplo, o Twitter.

Rota – Além do Salgueiro, outros bailes na cidade também atraem um grande público. A rota dos bailes em São Gonçalo começa na quinta-feira e só termina no domingo. Entre os bailes mais conhecidos estão o da Anailândia, no Anaia; Baile do Menino de Deus, no Rocha e o Pistão da Bred Pit, no Brejal. Nestas festas, a música tem quase sempre apologia ao tráfico. Os jovens são atraídos, principalmente as mulheres, pela oferta de bebidas grátis durante todo o evento.

Segundo o comando do 7º BPM (Sao Gonçalo), ações são planejadas para coibir eventos não autorizados e ligados a atividades criminosas a partir de informações do Setor de Inteligência do batalhão e das denúncias vindas da população, que podem ser feitas pelo telefone do Disque-Denúncia 2253-1177 ou pelo 190.

Recordando – Em novembro do ano passado, sete pessoas foram mortas durante operação da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG) com Forças de Segurança. De acordo com os moradores, o confronto teria ocorrido durante o baile funk realizado toda sexta-feira na comunidade do Salgueiro.

Uma outra ação, no dia 29 de junho, realizada pela PM, acabou levando à morte, o chefe do tráfico de drogas da Comunidade do Brejal, no Jardim Bom Retiro, em São Gonçalo. Dany Alexandre Oliveira Pereira, o Pai, de 44 anos, foi morto durante operação policial pouco antes de acontecer o mais famoso baile da comunidade.

A comunidade do Brejal é uma das que mais tem se destacado neste tipo de produção e reúne três eventos que acontecem de sexta a domingo – Pistão da Bred Pit, Baile da Conga e Baile do Morrão (Dubai), localizado atrás de um motel às margens da RJ-104 (Rodovia Amaral Peixoto).

Matérias Relacionadas