Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Família diz que homem morto em operação da PM era inocente

Cosme voltava do futebol com o filho em Guaxindiba

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de outubro de 2018 - 15:45
Cosme voltava do futebol com o filho em Guaxindiba
Cosme voltava do futebol com o filho em Guaxindiba -

Baleado e morto durante uma ação da Polícia Militar, na tarde da última terça-feira, em Guaxindiba, São Gonçalo, Cosme de Araújo Aguiar, foi vítima de bala perdida, de acordo informações de amigos e familiares. A polícia, no entanto, aponta o homem como suspeito de tráfico, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Inconformados com a situação, familiares procuraram a imprensa e garantiram que vão processar o estado. “Se morresse de qualquer jeito a gente ia sofrer e sentir falta, mas morrer como criminoso, sem ser, é muito pior, muito mais difícil. Do jeito que foi feita a ação policial, na hora que foi feita.. se não fosse ele, poderia ter sido com uma criança ou qualquer outro morador. Errou? Tiro atingiu morador? Assume o erro e deixa claro que o morto foi vítima de bala perdida. Nada vai trazer ele de volta, mas não vamos enterrar um homem de bem com a polícia dizendo que é um criminoso”, desabafou a esposa da vítima, Sabrina Barros Mendonça, de 35 anos, com quem ele teve uma filha, que atualmente tem dois anos. O outro filho de Cosme, um menino de 12 anos, estava com ele quando os tiros começaram.

Conforme vizinhos que viram a cena, Cosme retornava do futebol do filho, acompanhado da criança e de outro menino, filho de vizinhos que ia para a escolinha de futebol com eles, quando o confronto começou. Ele já tinha passado do local onde os criminosos estavam quando percebeu a correria de policiais e bandidos.

“Quando ele viu a situação, ele soltou a mão para os meninos correrem. As crianças correram para dentro de casa e ele foi atingido nas costas. Quando o pai dele viu, correu junto com os vizinhos para socorrer. Um policial ainda mandou a gente entrar, mas nós fomos para a rua tentar salvar nosso amigo. O pai dele colocou ele no carro e um PM foi junto para o hospital”, descreveu a cena, um vizinho que presenciou o fato.

Cosme foi encaminhado para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, São Gonçalo, onde não resistiu ao ferimento e morreu.

O caso foi registrado na central de flagrante da 74ª DP (Alcântara), onde Cosme foi autuado com outros cinco suspeitos. Um dos presos foi apontado pela polícia como chefe do tráfico do local, e o outro baleado na ação, um adolescente de 16 anos, foi identificado como o gerente geral do tráfico da região e braço direito do chefão.

Questionado sobre as duas versões para o mesmo caso, o comandante do 7º BPM (São Gonçalo), o tenente-coronel André Henrique informou que “o resultado da operação foi apresentada à autoridade policial. Não temos nenhuma informação que venha da família. Se eles quiserem fazer alguma denúncia sobre o caso, podem procurar o batalhão, a delegacia e até a nossa Corregedoria. A informação que tenho é que um dos homens seria um dos líderes do tráfico no local".

Considerado pelos amigos um homem cativante e sempre contente com a vida, a morte de Cosme gerou comoção nas redes sociais. Amigos e comerciantes do local onde ele morava mostraram indignação com o fato.

Cosme está sendo sepultado, agora, no Cemitério Parque Nycteroy.

Matérias Relacionadas