Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Polícia Federal faz operação para coibir tráfico internacional no Rio

Dezoito mandado de prisão foram expedidos pela justiça

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de outubro de 2018 - 12:38
Dezoito mandado de prisão foram expedidos pela justiça
Dezoito mandado de prisão foram expedidos pela justiça -

A Polícia Federal, com apoio da Capitania Dos Portos/Rj, da Aeronáutica e da Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã de hoje (10) a Operação Aegir com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas, com foco no modal marítimo, perpetrada por organização criminosa responsável pela contaminação de contêineres a bordo de navios de carga a fim de enviar cocaína para a EUROPA em meio a cargas lícitas.

O método com que a organização criminosas operava o tráfico internacional de drogas é o chamado “Rip-load (rip on) / Rip-off” “içamento” ou “pescaria” que consiste, basicamente, em levar a carga de drogas para dentro de navios ancorados nos portos, valendo-se de uma pequena embarcação que se aproxima do seu bordo externo (voltado para o mar e por isso abrigado da visão dos funcionários em terra), permitindo que os estivadores que estão no convés do navio transbordem a droga com o auxílio de cordas e contaminem os contêineres que haviam sido previamente escolhidos de acordo com o destino da remessa de cocaína.

Aproximadamente 200 policiais federais foram utilizados para o cumprimento de 18 mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Paraíba.

O nome da operação, 'Aegir', remete à mitologia nórdica, sendo o deus dos mares e oceanos. Ele era ao mesmo tempo cultuado e temido pelos marinheiros, pois estes acreditavam que Aegir aparecia na superfície para tomar homens e cargas e levá-los para seu salão no fundo do oceano.

Matérias Relacionadas