Número de homicídios diminui em S. Gonçalo no terceiro trimestre
Queda foi de 7,41% nos crimes de assassinatos

Por Renata Sena
São Gonçalo fecha o terceiro trimestre de 2018 com o menor número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, do ano, registrados na Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo. Apesar de uma queda tímida, o dado já mostra uma melhoria na cidade. Outro fator importante é que as cidades de Niterói, Itaboraí, Maricá e São Gonçalo não registraram nenhum crime de latrocínio (roubo seguido de morte) em setembro.
Enquanto no primeiro trimestre de 2018, agentes da DH registraram 83 casos de homicídios e no segundo trimestre, o número desse tipo de crime, nas áreas das delegacias de São Gonçalo chegou a 81; no terceiro trimestre do ano, que engloba os meses de julho, agosto e setembro, os policiais da especializada registraram 75 casos de homicídios dolosos.
Apesar de ainda ser bastante alto, o número mostra uma queda de 7,41% nos crimes de assassinatos da cidade. “Estamos registrando uma queda dos homicídios a cada trimestre. São Gonçalo ainda é uma preocupação em relação a esse tipo de crime, mas cada queda registrada é importante”, destacou a delegada titular da especializada, Bárbara Lomba.
Analisando os números mais detalhadamente, agosto foi o mês com menos assassinatos do último trimestre. Enquanto em julho, São Gonçalo foi palco de 28 execuções; e em setembro, foram registrados 26 homicídios; em agosto, a DH registrou 21 mortes.
Somente em setembro, somando todas as áreas de atuação da Divisão de Homicídios, que engloba São Gonçalo, Maricá, Niterói e Itaboraí, foram registrados 42 casos de homicídios dolosos, número semelhante ao mesmo período de 2017. Mas nem tudo em setembro foi parecido. No último mês, a DH realizou 42 prisões na sede da especializada, o que significou um aumento de 40% no número de prisões feitas pelos agentes, se comparado com o mesmo mês de 2017.
“O trabalho de investigação da DH é sempre um trabalho em equipe. Essas prisões têm relação com o bom trabalho do grupo de local de crime, que realiza muitas prisões em flagrantes. E das equipes de investigações, que seguem com o trabalho e chegam aos autores dos crimes”, esclareceu a delegada.
Outro fator de destaque foi a redução de 60% nos casos de latrocínios, pois enquanto em setembro de 2017 foram registrados seis casos em todos os municípios investigados pelos agentes da especializada; esse ano, o mês de setembro não teve nenhum caso de roubo seguido de morte.
Dado que não irá se repetir em outubro, já que na última quinta-feira, um subtenente da Marinha foi morto durante um assalto, em Manilha, Itaboraí.