Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Polícia de São Gonçalo investe em inteligência para diminuir número de crimes

Atualmente, cidade lidera ranking de roubos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de setembro de 2018 - 08:26
Policiais militares fazem estudos para montar planejamento operacional estratégico na cidade
Policiais militares fazem estudos para montar planejamento operacional estratégico na cidade -

Por Thuany Dossares

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou recentemente que a cidade de São Gonçalo permanece liderando o ranking de registros de roubos de carga pelo oitavo mês consecutivo, como publicou o jornal O SÃO GONÇALO na edição de ontem (18/09). Para tentar diminuir esses índices de criminalidade no município, a Secretaria de Segurança do Estado, criou a Operação Dínamo, que são ações feitas com a parceria entre as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.

“Começamos com essa operação há cerca de dez dias e ela tem acontecido diariamente. O nome Dínamo é em referência ao dinamismo que temos no patrulhamento. Temos viaturas que estão baseadas e outras com roteiros, porque a ação dos criminosos é ágil. Não adianta ficarmos baseados só num ponto, se não eles vão roubar em outro. Colocamos viaturas rodando o tempo todo e a nossa expectativa é que esses números diminuam e que possamos já mostrar resultados positivos no próximo mês”, explicou o tenente coronel André Henrique de Oliveira Silva, comandante do 7ºBPM (São Gonçalo).

Desde que chegou ao batalhão gonçalense, em 10 de agosto, o oficial tem investido em mapeamento da mancha criminal para poder combater a violência na cidade com eficiência. Só em setembro, já foram recuperadas sete cargas.

“Se você não tiver esse mapeamento, não consegue a redução dos indicadores. É uma ação de inteligência e feita com estratégia. Observamos onde eles estão atuando, onde estão os altos índices e agimos. Eles migram para outros lugares, mas como estamos mapeando, atuamos na nova região. Além de sabermos também o modus operandi deles, que costuma ser a abordagem de moto aos veículos que transportam as cargas, que nem sempre são grandes caminhões. Tendo todas essas informações, os policiais também estão mais preparados para fazerem o trabalho da maneira mais correta”, declarou Henrique.

Responsável pelo planejamento da mancha criminal, o Major Weider, explica como é feito o mapeamento.

“Pontuamos a mancha criminal com roubos de carga, veículos e roubos de rua e a partir dai fazemos o planejamento por região. Qual a região que mais rouba carga em São Gonçalo? Então vamos fechar a rota de entrada e saída dessas comunidades. Com esse fechamento de área diário, mesmo que o assaltante consiga cometer o roubo de carga, por estarmos próximo, conseguimos recuperar as cargas. Além disso, o roubo de carga não tem a mesma mancha que o roubo de veículos, por exemplo. Mas mapeamos o tipo do roubo, o horário, o endereço, temos todos os detalhes para distribuirmos corretamente o policiamento”, esclareceu o Major.

Recordando - A cidade de São Gonçalo segue liderando o ranking de registros de roubos de carga pelo oitavo mês seguido. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), apenas no mês de agosto, 115 casos aconteceram no município, o que seria equivalente a quatro ocorrências por dia.

Ainda segundo o ISP, os números de roubos de rua - que englobam assaltos a pedestres, celulares e em transporte coletivo - também aumentaram, com 1211 casos no mesmo período, com uma média de 39 registros por dia.

Em contrapartida, os outros municípios do Rio de Janeiro tiveram uma melhora em seus números. Assim, diferente do panorama estadual, São Gonçalo não só se manteve registrando índices altos como aumentou o número de casos se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os casos de roubos de rua aumentaram 14% dos oito primeiros meses do ano passado em relação ao mesmo período desse ano, passando de 7334 para 8348. Já os casos de roubos de carga registraram o aumento de 40% no mesmo período, passando de 918 para 1286.

Matérias Relacionadas