Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

‘Tem Barricada Aí?' ganha mapa para acessar pelo celular e computador

Canal de denúncias foi lançado em novembro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de janeiro de 2018 - 07:31
>> Mapa do canal ‘Tem Barricada Aí?’ pode ser visualizado pelo computador e pelo celular, auxiliando motoristas a evitar obstáculos nos municípios
>> Mapa do canal ‘Tem Barricada Aí?’ pode ser visualizado pelo computador e pelo celular, auxiliando motoristas a evitar obstáculos nos municípios -

Lançado no dia 13 de novembro de 2017, o canal de denúncias anônimas ‘Tem Barricada Aí?’, de O SÃO GONÇALO ganha a partir de hoje uma plataforma de apoio ao morador. Após quase dois meses de relatos dos leitores, o mapa das barricadas está disponível para consulta pelo computador e pelo celular. Basta acessar em um navegador de internet o link www.bit.do/tem-barricada-ai-osg e seguir as orientações indicadas abaixo.

No serviço, o leitor pode selecionar a cidade em que deseja ver as barreiras, além de conferir detalhes sobre obstáculos em cada rua de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí. Ao usar o mapa em um smartphone com o aplicativo Google Maps é possível também visualizar todas as barricadas no trajeto, evitando que motoristas sejam surpreendidos no caminho.

Desde o início do canal, todas as denúncias recebidas foram cuidadosamente listadas. No entanto, muitos relatos não especificavam a altura da via em que o obstáculo foi colocado, por exemplo. Por isso, O SÃO GONÇALO mantém o serviço colaborativo aberto no WhatsApp (21) 97220-6423 para atualizar o mapa semanalmente de forma que os moradores possam auxiliar uns aos outros com as indicações.

Em São Gonçalo, o Jardim Catarina foi o bairro que mais recebeu denúncias. Praticamente todas as vias estão bloqueadas, exceto a Avenida Paulo XI. As regiões de Guaxindiba e Santa Luzia também se destacam no mapa.

Em Niterói, as denúncias foram mais ‘tímidas’, com relatos no Caramujo, Barreto e Pendotiba. Durante as festas de fim de ano, uma das barricadas, no Buraco do Boi, chegou a ser retirada, mas voltou logo após o Natal.

Como visualizar e usar o mapa do ‘Tem Barricada Aí?’

Pelo computador e pelo celular, o morador que quiser acompanhar o mapa das barricadas precisa apenas acessar o link www.bit.do/tem-barricada-ai-osg em um navegador de internet como Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari para ser direcionado à página.

Ao entrar na plataforma, é possível escolher qual cidade quer acompanhar e qual barricada quer visualizar com detalhes ao clicar em cima de um dos itens do menu lateral ou das indicações coloridas. Cada cor indica um bairro da região.

Para usar o conteúdo do 'Tem Barricada Aí?' em seu trajeto, é preciso instalar ou ativar no smartphone o aplicativo Google Maps. O programa gratuito pode ser baixado na Play Store, no caso dos aparelhos com sistema operacional Android, ou na App Store para iPhones e iPads.

Após confirmar que o Google Maps está funcionando no celular, acesse o navegador Google Chrome e digite o link www.bit.do/tem-barricada-ai-osg. Ao abrir a página, certifique-se de que consegue visualizar as barricadas. Em caso positivo, vá para o aplicativo de mapas instalado.

Clique no botão de menu localizado no canto superior esquerdo da tela, ao lado da barra de pesquisa, e aperte “Seus lugares”. Deslize até encontrar a opção “Mapas” e, finalmente, clique no ‘Tem Barricada Aí?’. Automaticamente será direcionado para a região marcada e poderá ver em detalhes todos os obstáculos.

Ao inserir um ponto de partida e um destino, basta manter o mapa personalizado sempre selecionado no app para visualizar as barreiras que estiverem próximas ou no meio da rota. 

Acesso por código de barras - Para facilitar o acesso, o mapa de barricadas também ficará disponível em QR Code, um código de barras que pode ser escaneado rapidamente na palma da mão. Para usar, basta abrir um aplicativo de leitor de QR Code no smartphone e apontar a câmera do celular para o código ao lado. Automaticamente, será direcionado para o link do 'Tem Barricada Aí?'.  

Como denunciar uma barricada?

Quem quiser denunciar uma barreira pode enviar o relato para o número (21) 97220-6423 com os seguintes dados: qual é o bairro onde está a barricada, qual a rua, um ponto de referência (comércio, escola, igreja), há quanto tempo foi colocada, qual o material utilizado e quais transtornos tem causado, como o bloqueio do caminhão de lixo, estacionamento ou serviço de entregas.

Vale lembrar que a denúncia é anônima e não é preciso informar nome ou qualquer informação pessoal. Além disso, os moradores devem ter cuidado caso queiram tirar fotos ou gravar vídeos dos obstáculos. A segurança do leitor é prioridade para O SÃO GONÇALO.

Por Isabela Giantomaso

Matérias Relacionadas