Grupo que fazia fraudes nas contas da CEF é desarticulado

Agentes da 71ªDP (Itaboraí) desarticularam, na última semana, uma quadrilha especializada na prática de saques fraudulentos de benefícios, aposentadoria e bolsa família de correntistas da Caixa Econômica Federal. Dois integrantes do bando foram presos em flagrante na quinta-feira. A polícia estima que os prejuízos causados ultrapassem os R$ 500 mil.
Segundo a delegada Patrícia Uana, a quadrilha, que atuava em quase toda região metropolitana, na Zona Oeste do Rio e em São Paulo, utilizava algumas casas lotéricas, em especial uma no Centro de Itaboraí, para danificar de forma proposital as máquinas de leitura de cartão usadas pelos funcionários do local. Com a necessidade de troca do aparelho, um funcionário da empresa terceirizada, que fazia parte do bando, enviava um nova máquina contendo um chip que roubava as informações bancárias, facilitando a clonagem dos cartões.
“Três pessoas tinham a função de comparecer à lotérica e danificar essas máquinas. Eles colocavam cola nos cartões, ou outros artifícios, e isso acabava estragando o leitor. Desta forma, era necessária a substituição do aparelho e um homem que atuava na terceirizada da Caixa acabava instalando um aparelho com um chip que captava as informações das vítimas”, explicou.
Com a clonagem dos cartões efetuada, a quadrilha seguia para agências da caixa, normalmente entre 6h e 8h da manhã, para realizar o saque fraudulento.