Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Projeto de deputado cria programa de prevenção ao câncer de intestino

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de abril de 2017 - 13:30
Deputado Nivaldo Mulim é o autor do projeto aprovado ontem
Deputado Nivaldo Mulim é o autor do projeto aprovado ontem -

O câncer de intestino agora terá um programa de orientação e prevenção no Estado do Rio de Janeiro. É o que prevê o Projeto de Lei 1802/2016 do deputado Nivaldo Mulim, aprovado, na sessão plenária de ontem, na Assembleia Legislativa.

O câncer de intestino é um dos mais frequentes tumores do tubo digestivo, sendo que a cada ano cerca de 160 mil novos casos são diagnosticados nos Estados Unidos e em torno de 57 mil desses pacientes morrem da doença. No Brasil, este tipo de câncer está em quarto lugar entre os tumores mais frequentes do sexo masculino, atrás apenas do câncer de estômago, pulmão e próstata, e o 3° tumor mais comum em mulheres (depois de câncer de mama e colo de útero).

“A maioria dos tumores começa como uma lesão benigna que evolui lentamente até transformar-se em um tumor maligno (câncer). Nesta fase de evolução, é possível retirar a lesão e impedir a sua evolução para um câncer. Por isso, a prevenção é uma atitude importante para a detecção precoce das lesões, ainda em fase benigna ou em estádios clínicos iniciais e curáveis”, defende o deputado autor do projeto.

O projeto de lei tem por objetivo central propor implantação do Programa de Orientação e Prevenção do Câncer de Intestino, pois o diagnóstico precoce do câncer é muito importante, significa que a doença está em estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores.

Matérias Relacionadas