Nanci negocia com empresas
Prefeito quer parcelar dívidas e descontos em novos contratos com prestadores de serviços

Por Marcela Freitas
Em dois meses, São Gonçalo deverá estar limpa. É isso que afirma o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci que, na manhã de ontem, acompanhado do vice-prefeito Ricardo Pericar, fiscalizou a limpeza de uma área no Coelho, às margens do Rio Alcântara, que era usada, irregularmente, para despejo de lixo. Segundo Nanci, o desafio, agora, é tentar firmar novos contratos com as empresas de recolhimento de lixo com valores mais baixos e dentro da realidade do município.
“Estamos dialogando com as empresas para conseguir uma redução de contratos entre 30% e 40% e também pedindo o parcelamento dos débitos. Estamos buscando soluções para trazer conforto à população. Essa limpeza vem sendo feita graças a parcerias e, com isso, estamos reduzindo custos com aluguéis de maquinários. Em dois meses, espero que a coleta seja regularizada em sua totalidade. São Gonçalo é uma cidade bonita, mas está mal cuidada”, disse.
Ainda de acordo com o prefeito, ele estuda a aplicação de multas em caso de despejo irregular de lixo e abandono de terrenos. “Já existem as leis, mas faltam fiscalizações. Queremos mudar esse quadro. Estamos conversando com fiscais, muitos concursados, para fazer valer a lei. Primeiro, a notificação. E, caso seja recorrente, a multa. Estamos tentando mudar. A limpeza de rios, por exemplo, é de responsabilidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), mas não posso deixar que o pior aconteça para tomar providência. O jeito é botar a mão na massa”, afirmou.
Moradora da Rua Tiago Cardoso, a proprietária de um salão de festa, Ludmilla de Souza, 56, agradeceu a presença do prefeito. “Essa região está abandonada. Não tenho mais alugado meu salão por conta desse lixo. O Nanci é o primeiro prefeito que veio aqui. Por isso, fiz questão de agradecer”, afirmou.