Mãe desabafa ao ver o filho preso: ‘Cadê seus amigos agora?’

Por Thuany Dossares
Policiais do 12ºBPM (Niterói) realizaram, no início da manhã de ontem, uma megaoperação na Favela Nova Brasília, na Engenhoca, Zona Norte de Niterói, com o objetivo de capturar suspeitos de envolvimento na ‘guerra’ pelos pontos de venda de droga da região. Na ação, seis homens foram presos e um adolescente capturado com armas e drogas.
Além da quantidade de presos, o que também chamou a atenção foi o desabafo desesperado de uma mãe ao ver o seu filho, de 17 anos, entre os acusados. “Não tem necessidade nenhuma de você estar nisso aí, não tem, e você sabe que não tem. Eu te dou tudo do bom e do melhor, nunca faltou nada para você. Quantas vezes eu falei com você? Estudar você não quer, fazer curso não quer. Eu estou de saco cheio”, disse a mulher para o menor.
Muito nervosa e chorando, a mãe do adolescente se dizia humilhada por vê-lo naquela situação e chegou a passar mal.
“Meu coração está a mil, não tem como eu ficar calma não. Como vou me acalmar com esse garoto fazendo essas coisas? Eu estava trabalhando e recebo a notícia de que ele foi preso. Podia estar ralando para dar as coisas para você e agora estou aqui, tendo que passar por uma humilhação dessas. Cadê seus amigos agora? Eles vão te ajudar, vão lá te visitar, levar alguma coisa para você? Não, né? É a mamãe aqui que vai lá te ver, levar comidinha para você, senão vão dizer que sou irresponsável e que te abandonei”, continuou a mãe, dentro da delegacia.
Desesperada, ela ainda contava o quanto as escolhas erradas do filho têm interferido na sua vida. “Ninguém sabe o que eu passo dentro de casa, que eu fico sem comer, que eu fico sem dormir, que largo tudo no trabalho para ir atrás de você”, desabafou.
Operação - Os PMs iniciaram a operação na Nova Brasília por volta das 5h. Ao entrarem na comunidade, os militares foram recebidos a tiros e houve intenso confronto. De acordo com o comandante do 12ºBPM (Niterói), coronel Márcio Rocha, a ação foi desencadeada para coibir os conflitos entre traficantes em comunidades do Fonseca, que têm assustado moradores do bairro. “O intuito da operação foi o de retirar armas de fogo das mãos de marginais que têm causado insegurança no Fonseca”, explicou Rocha.
Foram presos durante a ação: Joseph Marinho Reduzino, o AC, de 20 anos; Adriano Ferreira de Oliveira, o Durinho, 24; Joseir Santos Caetano, o Ninja, 25; Wesley Soares de Moraes, o WS, e Luiz Fernando Cabral da Silva, o 2N, ambos de 19 anos. Um adolescente, de 17 anos, também foi capturado.
Além deles, os agentes prenderam João Victor de Oliveira Felisberto, o Bebezão, 18, que é oriundo da Nova Holanda, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, e braço-direito do chefe do tráfico de drogas da comunidade carioca, Rodrigo da Silva Caetano, o Motoboy. Segundo a polícia, o acusado, que é ligado ao Comando Vermelho (CV), foi enviado a Niterói para apoiar seus comparsas durante as invasões aos morros do Pimba, Palmeira, Santo Cristo, Coreia e Coronel Leôncio.
Durante a operação, ainda foram apreendidas duas pistolas, artefato explosivo de fabricação caseira, 466 trouxinhas de maconha, 372 cápsulas de cocaína e cinco rádios comunicadores. O caso foi registrado na central de flagrantes da 76ªDP (Niterói) e na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói.