Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,4813 | Euro R$ 6,3808
Search

Polícia Civil prende estelionatária por golpes contra idosos em São Gonçalo

As diligências continuam para identificar e capturar os demais envolvidos no esquema

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de dezembro de 2025 - 11:43
A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Rubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP)
A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Rubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP) -

Policiais civis da Delegacia de Rubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP) prenderam, na manhã desta terça-feira (09/12), uma mulher que aplicava golpes em idosos utilizando uma falsa ação beneficente. A estelionatária foi capturada na residência de parentes em São Gonçalo, na Região Metropolitana, após semanas de monitoramento.

As investigações apontaram que a criminosa se apresentava falsamente como representante de uma instituição de caridade e oferecia às vítimas um benefício que prometia a entrega mensal de cestas básicas por um ano a pessoas em situação de vulnerabilidade. A partir de técnicas de engenharia social, ela conquistava a confiança das vítimas, principalmente de idosos, e coletava dados pessoais e bancários das pessoas sob o pretexto de cadastramento no programa.


Leia também: 

Pátio Alcântara promove programação natalina gratuita com sessão sensorial para crianças neurodivergentes

MP do Rio cria grupo para combater violência contra mulher


Com essas informações, o grupo criminoso realizava empréstimos consignados fraudulentos, transferências via pix e desviava os valores para contas ligadas ao grupo criminoso. Os golpes causaram prejuízo a dezenas de idosos ao longo de 2025, especialmente em São Gonçalo e na Região dos Lagos.

A equipe da DRFA-CAP realizou intenso trabalho de inteligência e monitoramento e conseguiram identificar e localizar uma das integrantes do grupo criminoso. Contra ela, foi cumprido um mandado de prisão preventiva por estelionato e associação criminosa.

As diligências continuam para identificar e capturar os demais envolvidos no esquema.

Matérias Relacionadas