Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Polícia desmonta ‘escritório do tráfico’ dentro de presídio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de junho de 2016 - 11:00
Agentes identificaram mais de 30 criminosos de comunidades de Niterói que recebiam ordens de ‘chefões’, presos em Bangu
Agentes identificaram mais de 30 criminosos de comunidades de Niterói que recebiam ordens de ‘chefões’, presos em Bangu -

Por Renata Sena

Policiais da 76ªDP (Centro) descobriram que líderes do tráfico das Favelas do Sabão e do Morro Boa Vista, na região central de Niterói, transformaram uma das celas do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, numa espécie de ‘escritório do tráfico’. Os agentes identificaram 32 criminosos e conseguiram 27 mandados de prisão preventiva contra o bando. Apenas cinco acusados continuam foragidos.

Segundo as investigações, era de dentro da cadeia que Celso Vinícius Flores Menezes, o Cabeça - um dos principais nomes da facção Amigos dos Amigos (ADA) - e seu homem de confiança, Carlos Vinícius Lírio da Silva, o Moedinha, ditavam regras e davam ordens para os criminosos em liberdade.

Embora condenados por diversos crimes, a dupla de chefões controlava seus ‘negócios’ de dentro da mesma cela. Depois da descoberta, policiais da 76ªDP pediram a separação e transferência dos acusados, que já figuram em outros dois inquéritos da distrital. “O trabalho da Polícia Civil é identificar e apresentar provas para manter os criminosos em cárcere. Esses bandidos já estavam presos e essas novas denúncias servem para dificultar o retorno deles para convívio com a sociedade”, explicou o delegado Gláucio Paz, titular da distrital. Ainda de acordo com as investigações, alguns dos integrantes dessa quadrilha têm funções que ultrapassam os limites da comunidade onde atuam. Um deles é o foragido Matheus dos Santos Ferreira dos Anjos, conhecido como MT, acusado de ser um dos principais assaltantes atuantes no Centro de Niterói.

Apontado como motorista dos traficantes, Jonata Oliveira de Almeida, o Bolinha ou Piloto, também está foragido da Justiça. Outro procurado é Weverson Esteves da Costa, o Tartaruga, que após perder o irmão, morto em confronto com a polícia, tentou mudar de vida, mas acabou retornando para o mundo do crime pouco tempo depois.

Outra ‘velho’ conhecido dos investigadores, e que também continua foragido, é Luiz Alberto de Oliveira Camilo, o Mata Rindo, que foi flagrado pelo drone da Divisão de Homicídios vendendo drogas numa laje, na Favela do Sabão. Ao perceber que estava sendo filmado, Mata Rindo tacou pedras na tentativa de danificar o equipamento.

Para além das fronteiras das favelas do Sabão e do Boa Vista, Salomão Adriano Custodio Sena, o Baianinho, é apontado como um dos ‘esticas’ no Morro da Ilha da Conceição, no bairro de mesmo nome, e também é procurado pela polícia.

“São pontos de tráficos conhecidos pela polícia, e traficantes antigos no mundo do crime. As investigações vão continuar enquanto houver roubos e tráfico na região. A tentativa é desarticular essa quadrilha mais uma vez e continuar enfraquecendo esse braço do tráfico. Já prendemos quase todos os criminosos que aparecem nesse inquérito e vamos em busca dos que ainda faltam”, finalizou Gláucio, que já cumpriu 22 mandados de prisão dessa investigação.

Matérias Relacionadas