Motorista de ônibus cai no ‘Big Brother’ e é eliminado

Por Daniela Scaffo
Acusado de furtar dinheiro da passagem e fraudar imagens da câmera de segurança do ônibus, um motorista da Viação Mauá, de 43 anos, foi preso, na manhã de ontem, por agentes da 72ªDP (Mutuá), no Centro de São Gonçalo. O homem, que fazia a linha 15 (Jóquei - Fórum), trabalhava na empresa há cinco anos e arrecadava cerca de R$ 80 por dia com a fraude, que durou aproximadamente seis meses. O esquema foi descoberto pela Tecnologia da Informação (TI) da empresa. A suspeita de fraude envolvendo o motorista do veículo foi notada após descobrirem que o cartão de memória da câmera de segurança não estava encaixado corretamente no dispositivo que grava imagens. Protegidos por uma chave, o equipamento do circuito fechado de televisão era acessado pelo acusado através de uma cópia da tranca. Para confirmarem a fraude, os funcionários identificaram o cartão de memória original através de uma marcação especial.
A delegada Raíssa Celles, da 72ªDP, informou que irá investigar se a prática era realizada por outros motoristas da empresa. O acusado responderá em liberdade por furto qualificado mediante fraude.
“O motorista vai responder por ter a culpa comprovada e pode pegar de dois a oito anos de prisão, mas vai aguardar em liberdade. Apesar da investigação estar concluída, vamos tentar identificar outros motoristas que estejam envolvidos no mesmo esquema”, informou Raíssa.
Na delegacia, o acusado confessou o crime e disse estar arrependido. “Não aconselho a ninguém a fazer o mesmo. Agora, quero viver um dia de cada vez e tentar me recuperar”, comentou.