Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,8259 | Euro R$ 5,3596
Search

Governo do Estado realiza pregão eletrônico para contratação de câmeras para as viaturas

Órgãos de segurança, fiscalização e Defesa Civil usarão o equipamento

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de abril de 2023 - 09:10
Os equipamentos terão a capacidade de fazer reconhecimento facial
Os equipamentos terão a capacidade de fazer reconhecimento facial -

A licitação feita pelo Governo do Estado para a aquisição de câmeras para viaturas terá mais uma etapa este mês. O pregão eletrônico para a aquisição de 5.849 câmeras embarcadas será realizado no dia 24 de abril. Serão contempladas as secretarias de Polícia Militar, Polícia Civil, Administração Penitenciária, Defesa Civil, Governo (Operação Segurança Presente), Casa Civil (Operação Foco) e o Instituto de Pesos e Medidas. A empresa vencedora será a que apresentar o menor preço dentro das especificações do edital.

A solução de videomonitoramento inclui captação, armazenamento, transmissão, gestão e custódia de evidências digitais. Os equipamentos terão a capacidade de fazer reconhecimento facial, identificação de placas e análise de comportamentos padronizados como fora do usual. A expectativa é que o equipamento comece a ser instalado nas viaturas ainda este ano.

As câmeras para as viaturas vão se juntar às câmeras operacionais portáteis, já contratadas e que já estão sendo utilizadas, e darão ainda mais transparência às ações de segurança, defesa civil e fiscalização. Com essas duas ações, vamos garantir um serviço ainda melhor para a população. Segurança pública é nossa prioridade - afirmou o governador Cláudio Castro.

A aquisição das câmeras embarcadas nas viaturas é a segunda fase do Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública, Defesa Civil, Licenciamento e Fiscalização. A licitação está sendo conduzida pela Secretaria de Estado da Casa Civil.

Criado por decreto, o programa ressalta a necessidade de implantar ações estratégicas e coordenadas para atender às metas do Plano Estadual de Segurança Pública. Um dos destaques é a aquisição de equipamentos que garantam a eficácia das atividades de segurança pública, como é o caso das câmeras operacionais portáteis e as câmeras embarcadas em viaturas.

Matérias Relacionadas