Comandante da PM de Itaboraí assume Batalhão de São Gonçalo
Gilbert dos Santos assume lugar de Aristheu Lopes, que vai para BPM de Niterói

O tenente-coronel Gilbert dos Santos assumiu, na tarde desta sexta-feira (04/11), o comando do 7° Batalhão da Polícia Militar (São Gonçalo). Após passar mais de um ano a frente do 35° BPM (Itaboraí), o oficial assume o posto do também tenente-coronel Aristheu de Góes Lopes, que deixa a equipe de São Gonçalo para assumir o batalhão de Niterói (12ºBPM).
A cerimônia aconteceu na quadra do Batalhão, em Alcântara, e contou com a presença do prefeito Capitão Nelson (PL) e de seu filho, o deputado estadual Douglas Ruas (PL). Também estiveram presentes na solenidade o comandante do 4º Comando de Policiamento de Área, Sylvio Guerra, e o novo comandante do 35° BPM (Itaboraí), tenente-coronel Bruno Schorcht, que também assumiu o cargo hoje (04/11), com as mudanças de gestão anunciadas pela PMERJ.
Durante a formalidade oficial, o comandante Aristheu aproveitou o momento para se despedir da tropa que liderava desde agosto do ano passado. “Aos homens e mulheres do 7° Batalhão, meus sinceros agradecimentos e reconhecimento. Vocês conduziram essa unidade a patamares jamais vistos. Derramamos, literalmente, sangue, suor e lágrimas”, dedicou o policial, que também homenageou os agentes feridos e mortos em ação.
Em seu discurso, Aristheu também ‘passou o bastão’ para Gilbert. “Ao meu sucessor, que é meu veterano de academia, desejo toda a sorte na nova missão, pois competência e sabedoria não lhe faltam. Você está assumindo, com certeza, a melhor unidade da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro”, declarou.

O novo comandante tem 47 anos e, além da formação superior em Policiamento pela escola da PMERJ, também é pós-graduado em Direito Ambiental e trabalhou como corregedor no Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ). Para o comandante Sylvio Guerra, a nova função é um reconhecimento pela carreira de Gilbert na corporação. “Oficial ímpar, de extrema capacidade. Merece novos caminhos”, destacou.

Ao OSG, Gilbert contou que espera usar o legado de sua trajetória em para comandar o novo desafio. “Aqui o trabalho vai ser com um efetivo maior, mais áreas de atenção, mas estou motivado. Aproveito pra trazer a experiência de já ter comandado outro Batalhão, aplicar o que aprendi lá e aumentar aqui”, disse o tenente-coronel.
Segundo ele, as principais metas da equipe para esse início de gestão será reduzir os números de roubos ‘de rua’ e roubos de veículos, que tiveram, no último ano, uma queda de 60%, de acordo com a Polícia Militar.
O substituto de Gilbert no 35° BPM (Itaboraí), Bruno Schorcht, também chega confiante para as mudanças. “As expectativas são as melhores. Sei que contaremos com o apoio das prefeituras para desenvolver um bom trabalho. O objetivo é trazer um pouco de tranquilidade, e, especialmente nesse momento que vivemos, apaziguar os ânimos”, contou o oficial da PM.
