Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

'Apagão' do tráfico gera medo e insegurança em rua de SG

Criminosos do Morro do Feijão estariam destruindo a tiros as luminárias da Rua Francisco Portela, no Patronato, para dificultar ações da polícia e praticar assaltos à noite

relogio min de leitura | Redação 16 de setembro de 2022 - 19:13
Os assaltos são mais frequentes durante a noite, por causa da escuridão
Os assaltos são mais frequentes durante a noite, por causa da escuridão -

Quem passa por um trecho da Rua Doutor Francisco Portela, na altura do Patronato ,em São Gonçalo, durante à noite, tem a sensação de que a interrupção de energia elétrica possa estar provocando a falta de luz no local, mas não é o caso. Na realidade, o 'apagão' em um trecho de quase 300 metros, segundo denúncias chegadas às autoridades e à polícia, é provocado pela mão criminosa de traficantes de drogas do Morro do Feijão, ao lado do corredor viário.

A polícia investiga denúncias de que os criminosos daquela comunidade destruíram, a tiros, várias lâmpadas do sistema público no local, em todo o trecho da rua adjacente à favela, como forma de dificultar as ações de agentes de Segurança Pública e também facilitar a prática de assaltos a pedestres e motoristas. O 'apagão' na Francisco Portela, um dos principais corredores viários de São Gonçalo, por onde circulam até 50 mil veículos diariamente, segundo estimativas de autoridades de trânsito,  já dura cerca de seis meses. 

A Francisco Portela tem grande movimento de pedestres, carros e ônibus
A Francisco Portela tem grande movimento de pedestres, carros e ônibus |  Foto: Layla Mussi/OSG
 

"Eles atiram nas lâmpadas para dificultar a visibilidade dos policiais e também por se sentirem mais protegidos quando precisam ir ao asfalto para roubar carros ou pedestres", afirmou um morador, pedindo para não se identificar, temendo represálias. Ele revelou que os constantes  assaltos a pedestres à noite fazem com que as pessoas nunca parem nos pontos de ônibus e só cheguem neles para fazer sinal e embarcar após sair correndo dos locais onde estão, quase sempre em grupo. Os próprios motoristas, já sabendo do problema, já teriam o hábito de trafegar em velocidade reduzida para facilitar o acesso dos passageiros.    

Além de ser uma via com numeroso tráfego de carros de passeio e ônibus, a região também tem duas unidades educacionais - a Faculdade de Formação de Professores da Uerj e o Colégio Estadual Walter Orlandini. 

"Esses dias, eu contei 13 postes com a luz apagada naquele trecho da calçada, passando pela escola e a faculdade", afirmou uma mãe de aluna que, prefere buscá-la de carro a ter que deixar a filha esperando um ônibus sozinha e na escuridão, na calçada. Uma equipe de OSG esteve no local e constatou que outro trecho, na altura da Praça dos Ex-Combatentes, também têm postes apagados. 

PM e Prefeitura de SG prometem ações em prol de ordem e de mais segurança no local 

A Polícia Militar do Estado do Rio e a Prefeitura de São Gonçalo se manifestaram sobre o problema vivido pelas pessoas no Patronato. Representantes dos dois órgãos deverão montar ações em prol da segurança e do reestabelecimento da iluminação pública nas luminárias que estiverem apagadas ou danificadas. 

PM - A Polícia Militar informou que a corporação está à disposição para apoiar solicitações de órgãos públicos e concessionárias de serviço para atuações em conjunto. E ressalta ainda a importância de que a população colabore realizando denúncias - o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 - ou, para casos urgentes, faça o acionamento através da Central 190 para que as medidas imediatas cabíveis possam ser tomadas.

A corporação informa também que os registros em delegacias da Polícia Civil também são essenciais para que procedimentos investigativos sejam iniciados e os envolvidos neste tipo de dano às luminárias sejam identificados. A PM informa também que o policiamento ostensivo do 7ºBPM (São Gonçalo) está atuando na extensão da Rua Doutor Francisco Portela, que corta diferentes bairros do município de São Gonçalo.

Segundo a corporação, além dos roteiros de patrulhamento, vias da comunidade Morro do Feijão também receberam ações para a retirada de obstáculos colocados por criminosos ("barricadas"). Segundo a PM, neste ano de 2022, o 7ºBPM (São Gonçalo) fez 432 prisões e apreendeu 169 armas de fogo em todo o município.

Prefeitura - Ja a Prefeitura de São Gonçalo informou, através de nota oficial, que a Secretaria de Ordem Pública do órgão foi acionada sobre a questão e encaminhará uma solicitação aos órgãos de segurança pública no município para reforçar o patrulhamento diário nas áreas citadas, a fim de impedir as ações dos criminosos.

A Prefeitura de São Gonçalo informou ainda que lançou, em agosto deste ano, o programa Ilumina São Gonçalo, que está substituindo todas as lâmpadas da cidade por LED.  Segundo o órgão, o serviço de troca de lâmpadas começou no Jardim Catarina, mas vai atender a todos os bairros.  Os moradores podem solicitar o conserto de lâmpadas avulsas pelo aplicativo Colab.

Matérias Relacionadas