Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2111 | Euro R$ 6,2273
Search

PMERJ começa a usar câmeras nos uniformes nesta segunda-feira (30)

Instalação do equipamento deveria ter começado no último dia 16

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de maio de 2022 - 09:59
Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) -

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro informou que agentes da corporação passarão a usar câmeras em seus uniformes a partir desta segunda-feira (30). O lançamento do novo equipamento contará com um evento promovido pelo governo do estado na Praça do Lido, em Copacabana, às 9h.

A instalação do equipamento deveria ter começado no último dia 16, mas a L8 Group, empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, pediu o adiamento do prazo de entrega em 20 dias, alegando problemas operacionais. O governo do estado abriu um processo para averiguar o ocorrido e a empresa poderá ser penalizada pelo atraso.

Nessa primeira fase de sua implementação, o recurso será utilizado por policiais militares do 2º BPM (Botafogo), 3º BPM (Méier), 4º BPM (São Cristóvão), 6º BPM (Tijuca), 16º BPM (Olaria), 17º BPM (Ilha do Governador), 19º BPM (Copacabana), 23º BPM (Leblon) e da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Laranjeiras). A expectativa do estado é de que a corporação disponha de 8 mil unidades distribuídas entre todas as suas unidades operacionais até o final do semestre.

Ao receberem suas câmeras na central de recarga e armazenamento de imagens, os PM’s passaram por uma leitura facial de forma a confirmar a identidade do agente ao qual a câmera foi atribuída. A gravação é iniciada automaticamente mediante o acoplamento da câmera ao uniforme do policial. A filmagem ininterrupta dura cerca de 12 horas e o equipamento não permite a edição ou manipulação das imagens, que são passadas direto para uma nuvem onde ficam armazenadas por cerca de um ano.

Matérias Relacionadas