Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,553 | Euro R$ 6,4098
Search

Um menor é apreendido a cada seis horas na região

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de janeiro de 2016 - 19:46

Em Itaipu, Niterói, dois menores foram flagrados por PMs com drogas na Favela do Rato Molhado

Foto: Divulgação

Por Daniela Scaffo e Renata Sena

Seis adolescentes foram apreendidos durante operações da Polícia Militar em Niterói e São Gonçalo, no último sábado. Um deles, com apenas de 17 anos, já é apontado como um dos líderes do tráfico na Comunidade da Baixada, no Mundel. Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de janeiro (ISP-RJ) revelaram que a cada seis horas pelo menos um menor é apreendido na região.

De janeiro a novembro de 2015, última estatística divulgada pelo órgão do estado, 899 adolescentes foram detidos somente em São Gonçalo, o equivalente a 2, 72 apreensões diárias.

Já na área do 12ºBPM (Niterói), que também compreende o município de Maricá, a polícia registrou 572 prisões de adolescentes - uma média de 1, 73 por dia.

Segundo a polícia, a maioria dos atos infracionais cometidos pelos jovens está ligado ao tráfico e ao roubo.

“É um trabalho constante porque os adolescentes não temem a reclusão. Sabem que não vão ficar muito tempo detidos e perderam o medo. Por isso é normal vermos tantos menores serem apreendidos várias vezes ao longo do ano. Além disso, a faixa etária está cada vez menor. São meninos cada vez mais novos”, comentou comandante do 12ºBPM (Niterói), coronel Fernando Salema.

Para abordar o assunto, o ISP divulgou, em novembro, a terceira edição do Dossiê Criança e Adolescente, que faz um diagnóstico sobre violência envolvendo crianças e adolescentes no estado, tanto como vítimas como autores de atos infracionais.

Apreensão - Apontado como gerente do tráfico da Comunidade da Baixada, no Mundel, um menor, de 17 anos, foi apreendido após trocar tiros com policiais do 7ºBPM (São Gonçalo), sábado à noite.

Os PMs realizavam patrulhamento de rotina na Rua Cidade Lisboa, quando se depararam com o rapaz acompanhado por outro menor, de 15 anos, em uma bicicleta. Os jovens tentaram fugir e efetuaram disparos contra os policiais, mas acabaram se rendendo. Com eles, os agentes apreenderam uma pistola e 95 papelotes de cocaína.

No bairro Boa Vista, também em São Gonçalo, PMs capturaram dois adolescentes, de 16 e 17 anos, acusados de roubarem uma motocicleta na Rua Abílio José de Matos. A dupla estava com um simulacro de pistola.

Em Niterói, outros dois rapazes, de 15 anos, foram surpreendidos pela polícia durante incursão na Favela do Rato Molhado, na Região Oceânica. Com eles foram encontradas cápsulas de cocaína e trouxinhas de maconha.

No Mundel, dois adolescentes foram capturados após trocarem tiros com policiais militares
No Mundel, dois adolescentes foram capturados após trocarem tiros com policiais militares

Matérias Relacionadas