PF deflagra operação na Universidade Federal Fluminense, em Niterói
Objetivo é desarticular organização criminosa envolvida em desvio de verbas na UFF

Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a operação Quadro Negro com objetivo de desarticular organização criminosa envolvida em desvio de verbas destinadas à educação pública na Universidade Federal Fluminense - UFF.
Na ação de hoje, cerca de 20 policiais federais cumprem 4 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói, sendo dois em Niterói e dois na cidade do Rio de Janeiro.
A investigação, iniciada em 2015, identificou desvio de verbas na ordem de R$ 3,7 milhões em contratações emergenciais e ordinárias entre a UFF e uma grande empresa de terceirização de mão de obra no período de 2011 a 2015.
A fraude ocorria na contratação da empresa e a cada pagamento pela execução do contrato eram feitos pagamentos a um instituto ou uma empresa de consultoria de propriedade e controle de um professor e servidor da UFF que utilizava um contrato de prestação de serviço fictício de consultoria para justificar os recebimentos.
Parte dos pagamentos recebidos pelo servidor através de seu instituto e sua empresa de consultoria eram, então, repassados a um outro servidor da UFF diretamente ou por meio de seus familiares. Esse servidor - beneficiário final do desvio de verba - era o responsável pelos trâmites relacionados a abertura do processo de escolha da empresa (licitação ou contratação emergencial), sua seleção e posterior execução do contrato administrativo incluindo sua fiscalização, ao longo de vários anos.
A operação busca ainda identificar se os desvios de verba destinados à educação pública federal continuaram após o ano de 2015.
São investigados crimes de licitação, peculato (desvio de verba), organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O nome da Operação Quadro Negro faz referência ao equipamento usado pelos professores passarem as matérias em salas de aula.
A reitoria da UFF, em nota, informou que tomou conhecimento de informações da operação por meio da imprensa e que agora busca mais detalhes do inquérito. Leia a nota na íntegra.
"A Reitoria da Universidade Federal Fluminense tomou conhecimento através da imprensa, na manhã de hoje, dia 17 de fevereiro de 2022, de informações de operação de busca e apreensão pela Polícia Federal, em inquérito de desvio de recursos públicos por servidores da UFF, entre 2011 e 2015.
Comunicamos que estamos nos informando sobre a operação em curso, solicitando à Polícia Federal a cópia do inquérito para conhecimento dos fatos e instauração dos devidos procedimentos administrativos para apuração de responsabilidade, no que couber. Como é nosso dever, colocamos todos os setores da administração da Universidade para cooperar com as autoridades nas investigações.
Reiteramos que somos os maiores interessados no rápido esclarecimento dos fatos e temos confiança de que serão adotados os princípios do estado democrático de direito no curso das investigações".