PRF e BOPE realizam ação para prender líder de facção criminosa do Jacarezinho
Oito pessoas já morreram na ação

Agentes da Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar, estão realizando uma operação na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, nesta manhã de sexta-feira (11), o objetivo é de capturar os traficantes que são responsáveis por uma quadrilha especializada em roubos de carga e prender também Adriano de Souza Freitas, o Chico Bento do Jacarezinho, criminoso com 27 anotações criminais, incluindo homicídio e tortura, e líder da facção criminosa no Jacarezinho.
Na ação, os policiais envolvidos trocaram tiros com criminosos e oito dos bandidos foram mortos, além de 6 fuzis terem sido apreendidos, juntamente com 3 pistolas e 2 granadas, dentre outros materiais. A PRF informou que o número de mortos ainda pode aumentar e novos confrontos podem ocorrer.
Chico já havia sido preso em 2016, quando já tinha envolvimento com o tráfico, mas foi liberado para responder os crimes em regime semiaberto, dois anos depois de sua prisão, e nunca mais retornando para a cadeia. Em janeiro deste ano, sua casa de luxo no Jacarezinho foi encontrada por policiais. Acredita-se que ele teria fugido dos agentes quando percebeu que seria capturado e, por isso, se encaminhou para a Vila Cruzeiro, onde atua o Comando Vermelho, mesma facção com a qual ele trabalha no Jacarezinho.

Em fevereiro de 2022, o segundo homem no comando do tráfico do Jacarezinho, Douglas Evangelista da Silva, conhecido como Haxixe, foi preso em Bonsucesso, depois de ter sido encontrado com drogas. Ele foi detido no mesmo momento e encaminhado para a Delegacia de Repressão aos Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil. Desde então, ele está preso.