Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9734 | Euro R$ 5,4508
Search

Polícia Civil apreende cocaína que seria enviada à Europa

As investigações continuam para apurar a distribuição local

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de dezembro de 2021 - 07:30
Duas pessoas foram detidas e uma grande carga de cocaína, cerca de 250 kg divididos em cinco malas, foi apreendida, além de um veículo
Duas pessoas foram detidas e uma grande carga de cocaína, cerca de 250 kg divididos em cinco malas, foi apreendida, além de um veículo -

A Polícia Civil RJ estourou um grande esquema de tráfico de drogas, neste domingo (05/12), no bairro Brisa Mar, em Itaguaí. A ação conjunta aconteceu após intenso trabalho de inteligência e contou com agentes da Delegacia de Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da 17ª DP (São Cristóvão). Duas pessoas foram detidas e uma grande carga de cocaína, cerca de 250 kg divididos em cinco malas, foi apreendida, além de um veículo.

De acordo com a investigação, a droga seria colocada em um navio com destino à Europa. Os policiais apuram, ainda, se o grupo criminoso também distribuía o entorpecente no território estadual com destino às facções do tráfico. A suspeita é de que se trate de uma quadrilha especializada em remessa de cocaína da América do Sul para a Europa, tendo o Rio de Janeiro como passagem.

Segundo os agentes, a droga sai de países fornecedores de cocaína, como Bolívia e Colômbia, com transporte para municípios praianos do Estado do Rio de Janeiro e, posteriormente, o material é acondicionado em malas embaladas e com anilhas de ferro para serem içadas por tripulantes participantes do esquema, burlando a fiscalização portuária.

Os policiais estimam que o quilo cloridrato de cocaína (cocaína pura 99%) tem valor aproximado de 42 mil euros no local de entrada na Europa, normalmente na Bélgica, mas que pode chegar a 75 mil euros em países do Leste Europeu.

As investigações continuam para apurar a distribuição local e identificar os integrantes da quadrilha. Dados da ocorrência serão compartilhados com a Polícia Federal para determinar a origem de entrada no território nacional e o exato destino.

Matérias Relacionadas