Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Moradores denunciam aumento de furtos em casas e comércios de Santa Rosa, em Niterói

De acordo com os relatos, foram cerca de sete roubos nos últimos dias

Escrito por Ana Carolina Moraes e Matheus Mattos | 26 de novembro de 2021 - 12:25
População está refém do medo
População está refém do medo -

Os moradores da Rua Doutor Mário Viana, no bairro de Santa Rosa, em Niterói, não têm tido paz  e relatam uma série de furtos que aconteceram na região no último mês. Casas, apartamentos e comércios vêm sofrendo com a atuação de criminosos e a reportagem do O SÃO GONÇALO ouviu as pessoas que estão sendo prejudicadas com essa criminalidade local.

O comerciante Hélio Márcio Gomes, de 42 anos, conta que seu depósito foi furtado em três oportunidades.

“O depósito foi roubado três vezes nos últimos vinte dias, mesmo com aumento do muro, cerca, alarme. Eles pulam o muro mesmo com arame farpado e arrombam a porta, realmente não têm intimidação nenhuma, não têm medo de nada. O último aconteceu na terça-feira à noite, com um prejuízo de quase R$ 20 mil reais. Levaram produtos, materiais de obra, máquinas de solda, ferramentas, ar condicionado, levaram tudo”, lamentou o morador.

 
 

Com essa alta na criminalidade, Hélio conta que esperava ver mais viaturas da polícia, mas não é o que acontece no dia a dia.

“Durante a noite fica totalmente vazio, essa quadra aqui do Mundial até a Viradouro não tem policiamento, aqui não se vê viaturas circulando e de prontidão. Na madrugada eu não presenciei, durante o dia até tem, mas os delitos estão acontecendo somente à noite.”, falou o comerciante.

Assim como o depósito, uma clínica odontológica, que fica em frente, também foi roubada por duas vezes no período de quinze dias. Uma das proprietárias, Maria Lúcia de Araújo, de 44 anos, relata o sofrimento para manter o local aberto e o prejuízo acumulado.

 

“A clínica funciona há um ano e sofreu com dois furtos nos últimos quinze dias. O último foi neste domingo agora, levaram motor de geladeira, aparelhos, micro-ondas, torneiras, material de cirurgia, e até o próprio alarme, que disparou, com um prejuízo total de  R$ 40, 50 mil. No primeiro assalto levaram todos os aparelhos de ar condicionado. Eu fiquei sabendo pelo alarme, que foi acionado, mas infelizmente as câmeras não pegaram quando ele fizeram o buraco no teto e entraram.”, disse Maria Lúcia, que ainda revela que estão avaliando sobre o fechamento definitivo ou não da clínica, diante do prejuízo financeiro.

 

Além desses comércios, duas residências também foram furtadas na região, uma casa e um apartamento.  Ao todo, sete furtos foram registrados no local nas últimas semanas.

Diante de toda a situação, outro morador, que preferiu não se identificar, relatou que os casos de roubos aumentaram após o surgimento de alguns ferros velhos e de moradores em situação de rua na localidade.

“Alguns ferros velhos daqui só funcionam à noite, tenho minhas dúvidas se tem alvará de funcionamento, e ali ficam muitos moradores de rua. Nossa desconfiança é de que isso tenha relação com os furtos. Eles pegam a carcaça, querem o cobre, nada volumoso, para o mercado de vendas mesmo. Até motor de geladeira foi roubado, tudo que envolve cobre e alumínio, para vender em ferro velho. Pedimos que a polícia fique atenta nessas situações.”, falou.

Com as recorrentes ações de criminosos na região, os moradores realizaram o boletim de ocorrência e registraram o caso na 77ª DP (Icaraí).

Ao ser indagada sobre o fato, a PM emitiu uma nota oficial para comentar o caso:

"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que a Corporação atua de forma ostensiva, empregando o policiamento diuturnamente em todo o território do Rio de Janeiro, distribuindo o efetivo estrategicamente de acordo com a análise da mancha criminal das regiões. Vale ressaltar que operações pontuais são realizadas rotineiramente com o objetivo de reprimir ações criminosas nas áreas de atuação dos batalhões.

Ressaltamos ainda, que segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em um comparativo entre os períodos de janeiro a setembro de 2020 e 2021, na 77ª Circunscrição Integrada de Segurança Pública (CISP), área de policiamento do 12ºBPM (Niterói), houve queda de 41.1% no total de roubos.

A Polícia Militar ressalta que é de suma importância que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia 2253-1177 ou, para casos urgentes, através da nossa Central 190. Os registros em delegacias também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada."

Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que "o governo do Estado assumiu o comando do Programa Segurança Presente, e cabe ao estado todo a logística de combate a criminalidade , o que inclui ainda, as ações da Polícia Militar. O Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp ) é uma ferramenta disponibilizada pelo Município em apoio as forças de segurança . Além de alertar sobre  ocorrências em tempo real para ações imediatas, o Cisp também fornece imagens para a polícia civil , auxiliando na elucidação de crimes".

A Polícia Civil não encaminhou resposta até a publicação da reportagem.

Matérias Relacionadas