Eles comandam a ‘guerra’ do tráfico em seis bairros de SG

Levi Falcão, Nando, Bocão, Russão e Mão
Foto: DivulgaçãoPor Daniela Scaffo
Acusados de controlar o tráfico em seis bairros de São Gonçalo e promoverem uma guerra com bandidos rivais para tentar expandir seus territórios, seis homens se tornaram alvos de investigações de agentes da 75ªDP (Rio do Ouro) e acabaram entrando na lista dos mais procurados do município. Entre os crimes cometidos pelo bando estão: homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas e associação ao tráfico
O primeiro da lista é Amâncio Levi Clemente Moura, o Levi do Bumba, de 40 anos, ligado ao Comando Vermelho (CV). Apontado como líder da venda de drogas nas comunidades do Bumba e Bernardino, em Niterói, ele recebeu a missão de estender seus ‘negócios’ para São Gonçalo e assumiu o controle do tráfico na Favela da Berola, em Tribobó. Não satisfeito, Levi resolveu comandar uma invasão ao Morro do Dita, no Jóquei, controlada pela facção Amigos dos Amigos (ADA). Na ocasião, criminosos rivais foram submetidos a uma sessão de tortura, que foi filmada e divulgada na internet.
Durante a tragédia das chuvas, em abril de 2010, Levi tentou forjar a própria morte, incluindo seu nome na lista de desaparecidos no deslizamento do Morro do Bumba. No entanto, a farsa foi descoberta pela polícia. Além das acusações de tráfico e tentativa de homicídio, ele também é investigado por envolvimento no assassinato do policial civil Thiago Thomé de Deus, morto durante um assalto no Fonseca, em fevereiro desse ano. O Disque-Denúncia oferece R$ 1 mil por informações que auxiliem na prisão do traficante.
Ouros dois que aparecem em inquéritos da 75ªDP e da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo são acusados de envolvimento com o tráfico no chamado ‘Bonde do Falcão’, que atua no Anaia. Segundo as investigações, Michael Santos da Silva, o Falcão ou He-man, 28, apontado como líder do bando, e Luiz Fernando Rodrigues de Souza, o Nando, 28, teriam comandado a guerra pelo controle da venda de drogas no Morro da Caixa D’água, no Vila Três, e no Jardim Miriambi. O conflito fez pelo menos seis vítimas fatais.
Entre as vítimas da disputa territorial na região está a representante comercial Eliana Guerreiro Mascarenhas, 60. Ela e o marido, o advogado Roberto dos Santos Melandre, 56, tiveram o carro atingido por quase 40 tiros de fuzil no final de agosto, no Amendoeira. Falcão e Nando também são investigados por outros homicídios.
Quem também aparece entre os mais procurados pela polícia é Leandro Solano de Souza, o Bocão, acusado de sequestrar e torturar um PM, na Favela do Arrastão, no Rio do Ouro, no ano passado. Seguido dele estão os traficantes William Luís Campos de Almeida, o Mão, e Carlos Eduardo de Oliveira, o Russão dos Prazeres, que atuam no Palha Seca, em Tribobó. Ambos têm mandado de prisão por tráfico e homicídio.
Quem tiver informações que auxiliem na prisão dos foragidos da Justiça, pode ligar para a própria 75ªDP, no 2707-4211, ou para o Disque-Denúncia, através do telefone 2253-1177.